Cidadeverde.com

Projovem Trabalhador qualifica 210 jovens em Santa Cruz do Piauí

Imprimir
O programa de capacitação Projovem Trabalhador foi finalizado em mais um município do Estado e acrescenta 210 jovens qualificados à sua lista. Os alunos são de Santa Cruz do Piauí, cidade que foi contemplada com 7 turmas que cursaram os arcos ocupacionais de Turismo e Hospitalidade, Agroextrativismo, Serviços Pessoais, Telemática, Construção e Reparo I, Construção e Reparo II e Administração.


Ao longo do curso, além da qualificação social, os alunos recebem a profissional, na qual participam de diversas atividades que estimulam e ensinam na prática todo o conteúdo visto durante a teoria. Os jovens também têm a oportunidade de conhecer e absorver noções de valores humanos, ética, cidadania, educação ambiental, higiene pessoal, direitos trabalhistas e empreendedorismo através de palestras, eventos, workshops e outras atividades planejadas.

Em Santa Cruz, a primeira atividade organizada pelos instrutores em parceria com a Secretaria do Trabalho e Empreendedorismo (Setre) foi uma palestra ministrada pelo enfermeiro Paulo Clementino, na qual os 210 alunos puderam ficar a par de todos os malefícios que as drogas trazem. Em conjunto, as turmas participaram também do Arraiá Projovem Trabalhador e da reunião com o governador Wilson Martins, onde agradeceram pelo apoio e pela oportunidade de inserção no mercado de trabalho.

Já individualmente, cada turma participou de atividades específicas da área que cursaram. Os alunos de Turismo e Hospitalidade, por exemplo, fizeram visitas técnicas a pontos turísticos da cidade e atividades em que puseram em prática a recepção e atendimento de clientes. A turma de Agroextrativismo implantou hortas e a de Serviços Pessoais montou um salão de beleza dentro da sala. Em Construção e Reparo I e II, os jovens fizeram novas descobertas na parte de instalações, ajeitaram casas e por fim, os de Telemática e Administração puderam obter conhecimentos através de computadores modernos e visitas às secretarias e prefeitura.

No município, 30% dos alunos já foram inseridos no mercado de trabalho. “As aulas finalizaram há pouco tempo e dos 210 participantes do programa, cerca de 63 já estão empregados formalmente ou por vias alternativas de geração de renda. Todos parecem satisfeitos com o aprendizado e estimulados a buscar mais qualificação.” conta a coordenadora do Projovem Trabalhador em Santa Cruz do Piauí, Silvina Lima.

O encerramento dos cursos foi comemorado por todos os alunos, professores e coordenadores em um jantar de despedida, no qual a trajetória dos jovens durante o programa foi relembrada. “Tivemos a chance de agradecer pessoalmente ao governador pela oportunidade ofertada através desse programa e não poderíamos deixar de agradecer a secretária do Trabalho, Larissa Maia e a Coordenação Estadual que sempre estiveram nos auxiliando. O Projovem Trabalhador irá deixar saudades”, finaliza a coordenadora de Santa Cruz do Piauí.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais