Cidadeverde.com

Interditados: grupo é preso suspeito de vender celulares roubados na internet com notas fiscais falsas

Por Redação

Fotos: Ascom/SPP-PI

Atualizada às 10h30

A Superintendência de Operações Integradas (SOI) deflagrou na manhã desta quinta-feira (18) a 26ª fase da Operação Interditados, nas cidades de Altos e Teresina. Ao todo, foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária e cinco mandados de busca e apreensão nas residências dos investigados. Entre os presos está uma mulher e quatro homens. 

Segundo a investigação, um dos alvos da operação e considerado líder do grupo, identificado pelas iniciais T.O.P., praticava de forma reiterada a comercialização de celulares de procedência criminosa, utilizando plataformas digitais para dar aparência de legalidade à atividade comercial.

Além disso, ele já foi preso em flagrante pelo crime de porte ilegal de arma de fogo no ano de 2023 e também responde a um processo na Justiça pelo crime de estelionato, ocorrido no mesmo ano.

"O que chama a atenção é que essas cinco pessoas são jovens que têm apenas 20 anos de idade. Uma delas é uma mulher e os outros quatro, homens, já têm passagem pela polícia. Inclusive, o líder deles já foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo e já foi indiciado por estelionato e receptação qualificada", pontou o superintendente de Operações Integradas, delegado Matheus Zanatta

Ainda de acordo com Matheus Zanatta, os alvos desta operação são investigados por associação criminosa, receptação qualificada, estelionato e falsificação de documento. Durante a ação, as equipes também realizaram o sequestro de um automóvel utilizado nas práticas ilícitas que está sob investigação.

"Basicamente, esse grupo fazia a receptação de celulares roubados e a posterior revenda pelas redes sociais. Para enganar o consumidor final, entregavam uma nota fiscal falsa. Para fazer a entrega desses celulares roubados, usavam um veículo importado que foi apreendido na data de hoje", destacou Zanatta.

A Operação Interditados tem como objetivo combater o comércio ilegal de aparelhos celulares e outras práticas criminosas, realizada em conjunto pela Força Estadual Integrada de Segurança Pública (FEISP), Polícia Civil e Polícia Militar.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais