Cidadeverde.com

Estado de alerta: Umidade do ar chega a 12% no Sul do Piauí

O município de Caracol (PI), 605 quilômetros ao Sul de Teresina, registrou umidade relativa do ar de 12% neste sábado (21). No Brasil, abaixo desse percentual é considerado estado de emergência para a saúde. 

Rayldo Pereira/ Cidadeverde.com

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia emitido aviso para risco de baixa umidade no Piauí, exceto no litoral. A previsão para todo o fim de semana é de índices abaixo de 30%. 

Confirmando a previsão, as medições deste sábado ficaram na casa dos 20%. Em Caracol, das 15h às 17h, o percentual oscilou entre a mínima de 11% e máxima de 14%, com temperaturas em torno de 34ºC. 

Em Gilbués, a umidade foi de 13% com temperaturas em torno de 37ºC. A umidade chegou a 15% em Alvorada do Gurgueia e São Raimundo Nonato. Em Canto do Buriti Castelo do Piauí, Floriano, Picos, São João do Piauí a medição foi de 18%. 

Na capital, ao contrário dos dias anteriores, a temperatura desceu alguns digitos e oscilou nos 37ºC. A umidade durante a tarde ficou em torno de 22%. 

Cuidados com a saúde
A Organização Mundial de Saúde (OMS) orienta que índices inferiores a 60% não são adequados para a saúde do homem. No Brasil, entre 21% e 30%, é considerado estado de atenção. De 12% a 20%, caso de Teresina durante a tarde, o estado é de alerta. Abaixo de 12%, a situação é de emergência.

É recomendável permanecer protegido do sol, evitar exercícios físicos entre 10h e 16h, usar vaporizadores, toalhas molhadas ou bacias com água nos ambientes e consumir água à vontade.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais