Cidadeverde.com

Ipea: Piauí registra o menor número de assassinatos de mulheres

Imprimir
Segundo dados de 2011, o Piauí é o Estado com menor número de homicídios de mulheres. Os números divulgados nesta quarta-feira (25) fazem parte do estudo "Violência contra a mulher: feminicídios no Brasil", divulgado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). 

El Comercio

De 2009 a 2011, o Piauí registrou uma média de 2,71 feminicídios para cada 100 mil mulheres, a menor entre as unidades federativas. Depois aparecem Santa Catarina (3,28) e São Paulo (3,74) O maior número foi do Espírito Santo, com 11,24, seguido da Bahia (9,08) e Alagoas (8,84). A média brasileira é de 5,82.


O estudo, baseado em dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde, estima que no Brasil 50% dos homicídios que tiveram mulheres como vítimas foram provocados por armas de fogo. Outros 34% usaram instrumento perfurante ou cortante. 

O levantamento mostra que 39% das mortes acontecem nos finais de semana, sendo 19% aos domingos. Quanto ao local, 31% foram em via pública e 29% em domicílio. 

"Pode-se comparar estes óbitos à “ponta do iceberg”. Por sua vez, o “lado submerso do iceberg” esconde um mundo de violências não-declaradas, especialmente a violência rotineira contra mulheres no espaço do lar." afirma o estudo.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais