Cidadeverde.com

Cursos técnicos à distância vão beneficiar 4 mil em 38 pólos

Imprimir
O governador Wilson Martins e o secretário estadual da Educação, Átila Lira, participaram nessa quinta-feira (26) da aula inaugural dos cursos técnicos de nível médio na modalidade a distância (EaD), via rede E-Tec Brasil. Inicialmente, serão beneficiados 4 mil alunos em 38 polos de Norte a Sul do Piauí.

Evelin Santos/CidadeVerde.com

A partir do dia 5 de outubro, quando tem início o calendário dos cursos, serão ministradas aulas para cursos profissionalizantes de Administração, Agropecuária, Enfermagem, Informática e Logística, no contraturno de aulas dos discentes matriculados. Através de sistemas da Tecnologia de Informação e Comunicação, as aulas chegarão via satélite aos polos a partir de estúdios na TV Antares, em Teresina; professores no estúdio e alunos nos polos poderão manter contato instantaneamente via internet.


“Esses cursos democratizam o acesso dos alunos da rede pública estadual ao ensino profissionalizante. Desde o início do nosso Governo estamos preocupados com a ocupação dos jovens. Por isso, temos investido e apoiado programas que ocupem e deem qualificação a eles. Temos mais de 22.500 alunos matriculados no ensino profissionalizante presencial”, destacou  Wilson Martins, acrescentando que, somando-se o número de alunos do ensino profissionalizante, regular e, agora, não presencial, aos alunos atendidos pelo Projovem Urbano, Projovem Rural e ProJovem Trabalhador, chega a cerca de 50 mil o número de jovens que recebem capacitação profissional gratuitamente no estado.


Ainda segundo Wilson Martins, a pretensão do Governo do Estado é atender à demanda total por esses cursos. “Qualificação é fundamental para se chegar ao primeiro emprego. Tivemos quatro mil alunos matriculados, estamos oferecendo quatro mil vagas. Mas nosso limite é a demanda. Vamos atender a toda a demanda que tivermos”, assegurou.

A coordenadora da rede E-Tec Brasil no Piauí, Silvia Regina, explica que os cursos são ofertados pela Seduc, através da plataforma Moodle da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). “Os cursos atendem à vocação dos polos em que são ofertados. Trabalhamos com professores especialistas e mestres. Todo o material didático já está sendo encaminhado aos polos”, afirmou.

O secretário estadual da Educação, Átila Lira, ressaltou que a Educação a Distância é uma modalidade moderna de ensino e com resultados de excelência, que permite levar educação a qualquer lugar. “No Piauí, o maior benefício será para as pessoas que moram em localidades onde se têm dificuldades para levar uma estrutura complexa”, argumentou.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais