Cidadeverde.com

Enduro Chapada do Corisco mostra força e crescimento do esporte

Imprimir
O 22º Enduro Chapada do Corisco, realizado neste domingo (29), entre os municípios de Teresina e Altos, ao Norte do Piauí, foi a etapa mais participativa de toda da temporada e também dos últimos dois anos. Com cerca de 150 km percurso e quase cinco horas de duração, a prova off-road de regularidade, que foi realizada pela WM Racing, valeu pelas 9ª e 10ª etapas do Campeonato Piauiense de Enduro de Regularidade, homologado pela Federação de Motociclismo do Piauí – FMP. 


O presidente da entidade, piloto de moto e de UTV, Peter Ferreira, elogiou o trabalho dos organizadores e da Federação e afirmou que somente nas motos participaram 92 pilotos, sendo, a prova mais prestigiada do ano. “Uma boa divulgação e empenho de todos fizeram com que conseguíssemos ter uma prova ao nível de excelência e representatividade do nosso campeonato e vamos crescer ainda mais. Essa prova mostrou que estamos tendo uma elevação do off-road”, destacou Peter. Participaram ainda competidores de carro 4x4, UTV e de quadriciclos, modalidades que não valeram como ranking, mas que teve premiação de troféus até os cinco melhores colocados, assim como nas motos.


As características foram de um percurso técnico, com diversidade de terreno, dificuldades técnicas sob um sol escaldante, que quase desidratou os inscritos. Da cidade de Floriano participaram sete pilotos de moto: Lívio Alves (Júnior), Ryan Medeiros (Sênior), Marcus Aurélio Lima (Novato), Rummenigge Sousa (Novato), Ruddson Sousa (Novato), Ayslan Lima (Novato) e Robson Neres (Júnior). Alguns vêm disputando a temporada. Robson Neres, porém, que é personal trainer e trabalha em Teresina, está retornando ao esporte depois de quatro meses de recuperação de uma lesão no pé direito, ocorrido na véspera da última, o Enduro do Litoral. Robson disse que só queria concluir o percurso e conseguiu. “Agora acho que já consigo retornar às demais provas e buscar resultados”, disse ele que atende pela RN Assessoria Esportiva.

O piloto de Crateús, Ceará, Chavier Carvalho, categoria Master representou o vizinho estado. “Foi uma prova do jeito que eu gosto, bem ‘cascuda’, ou seja, com subida de serra e alguns batentes e laços que dificultam para os pilotos e fazem o diferencial”, garante, ele que já ganhou etapas nacionais, inclusive o Chapada do Corisco, em 2009, quando fez parte do Brasileiro de Enduro de Regularidade; na época Chavier venceu na categoria Júnior.


Na categoria Sênior, o médico dermatologista Lauro Lopes considerou a etapa muito proveitosa, tanto que foi o campeão. “Prova bem organizada, bem disputada, com médias horárias justas para os másteres, porém se tornou mais difícil por causa do calor forte, acima de 40 graus, e quando o piloto fica parado o calor aumenta e vem o desgaste físico. Mas fui bem”, explicou. 

Destaque também para o piloto de Teresina Severino Bill, que foi o campeão na categoria Over, seguido pelo conterrâneo Fabio Gayoso Ibiapina. Na Junior, Lucas Matos levou a melhor e na novato, outro teresinense venceu, Rafael Lima.

Nos quadriciclos, prova de alto nível, com a participação de cinco veículos de competidores do Piauí e do Maranhão. De Teresina, um dos inscritos é Eanes Castelo Branco Torres, da Equipe Heróis do Jenipapo, que já foi campeão piauiense na modalidade e está retornando aos enduros depois de cerca de um ano sem competir.


“A prova foi boa, com médias justas e deu para testar a navegação; já estamos nos preparando para montar novamente a equipe para o Rally Cerapió (em janeiro)”, destacou. Também nos quadris, dois participantes de referência participaram, ambos de São Luís, Maranhão: Luiz Tarquino e Antonio Ataíde, o Pezão,  este que é nada mais, nada menos, que bicampeão brasileiro de 2012/2013, bicampeão do Rally Cerapió – Piocerá, também em 2012 e 2013 e campeão maranhense de 2012. “Vim para o Enduro do Corisco porque já é um bom preparativo para o Cerapió, que vai terminar no meu estado em Barreirinhas. A prova teve muitos laços, estradões e a organização está de parabéns”. 

RESULTADOS DO 22º ENDURO DO CORISCO 2013 – FMP – WM RACING
MOTO

MASTER
1º - Luiz Lobão Filho – Teresina - PI
2º - Albert Miura – Teresina - PI
3º - Mário Henrique – Piripiri - PI
4º - Paolo Mussalém – São Luís - MA
5º - Francisco Chavier Carvalho – Crateús - CE

SÊNIOR
1º - Lauro Lopes – Teresina - PI
2º - Carlos Estevam Rebelo – Teresina - PI
3º - Lenilson Viana - Teresina - PI
4º - Ryan Medeiros – Floriano - PI
5º - Emanuel Alves Costa – Teresina - PI

OVER
1º - Severino Bill – Teresina - PI
2º - Fábio Gayoso Ibiapina – Teresina - PI
3º - Valdir Moura Marques – Picos - PI
4º - Marden Frota Silva – Teresina - PI
5º - Silvio Moreira – São Luís - MA

JUNIOR
1º - Lucas Matos – Teresina - PI
2º - Célio Roberto – Teresina - PI
3º - David Mendes – Picos - PI
4º - Sillas Alexandre – Coelho Neto - MA
5º - Philipe Melão – Teresina - PI

NOVATO
1º - Rafael Lima – Teresina - PI
2º - Raimundo Miranda Ferry – Teresina - PI
3º - Marcus Aurélio Ducarmo – Floriano - PI
4º - Ruddson Costa Sousa – Floriano - PI
5º - Roberto Santos Ferreira Filho – Teresina - PI

RALLY
1º - Christopher Lima – Teresina - PI
2º - Jeilon Pereira Martins – Teresina - PI
3º - George Oliveira Paiva – Teresina - PI
4º - Danilo Soares de Oliveira – Teresina - PI
5º - Francisco Eduardo – Teresina - PI
QUADRICICLOS
1º - Antonio Ataíde Matos (Pezão) - São Luís - MA
2º - Eanes Castelo Branco Torres - Teresina - PI
3º - Luís Tarquino Cruz – São Luís - MA
4º - Luís Gonzaga da Silva – São Luís - MA

CARROS
1º - Edmundo Carvalho Filho - Teresina - PI
2º - Fernando Couto – Teresina - PI
3º - Danilo Carvalho – Teresina - PI
4º - Lauro Lourival Lopes Filho - Teresina - PI
5º - Germano Augusto Sales – Teresina - PI

UTV
1º - Peter Ferreira/Cynthia Freitas - Teresina - PI
2º - Leônidas Escobar/Mário Jorge – Teresina - PI


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais