Cidadeverde.com

Projeto de Rejane Dias estende faixa etária de imunização contra HPV

Imprimir
A deputada estadual Rejane Dias apresentou nesta terça-feira (15) projeto de indicativo de lei na Assembleia Legislativa para aumentar de 9 até 26 na anos a faixa etária com direito a receber gratuitamente as vacinas contra o Papilomavírus Humano (HPV) responsável por 95% dos casos de câncer do colo de útero.


Por um programa federal, a partir de 2014 apenas as crianças entre 9 e 13 anos terão acesso às vacinas. A deputada justifica informando que a maior incidência do HPV, cerca de 30% do total de casos registrados, ocorre entre os 20 e 29 anos. “Muitas mulheres nesta faixa e com mais de 13 anos ainda não se infectaram e poderiam evitar a doença com a vacinação estendida. É isso que estamos propondo”, comentou Rejane Dias.

Cada vacina custa cerca de R$ 450 e cada pessoa precisa tomar em média três doses. “O custo da vacina para o sistema público é muito menor que o tratamento e menor ainda se pensarmos no sofrimento dos pacientes e das famílias diagnosticadas com a doença. Um mal que pode ser evitado”, completa a parlamentar.

Entre 2012 e 2013 foram diagnosticados no Piauí 370 casos do câncer do colo de útero, quase o mesmo número do câncer de mama (410 casos). Uma ampla vacinação pode reduzir em até 70% o número de casos diagnosticados. Pelo projeto, as vacinas para as pessoas dos 14 à 29 anos de idade, faixa que não será tendida pelo programa federal, devem ser custeadas pelo governo do Estado.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais