Cidadeverde.com

União: Comvap se manifesta após denúncias de desmatamento ilegal

Imprimir
A Usina Comvap se manifestou a respeito das declarações e informações repassadas pela deputada Flora Izabel (PT), que denunciou nesta quarta-feira na Alepi, desmatamento ilegal na cidade de União. A empresa é responsável por cerca de 80% da produção de cana de açúcar e é a única com atuação no município e no Piauí.

“Trata-se de uma denúncia vazia e essa carapuça não nos cabe. Resolvemos nos manifestar porque uma das propriedades citadas – Aroeira – listada, inclusive, como destinada à Reforma Agrária pertence à Comvap, empresa ligada ao Grupo Olho D’Água. É preciso esclarecer que em 2004, Aroeira foi incluída e vistoriada para a reforma agrária, com decreto de desapropriação. Mas, questionamos e esta matéria está transitada e julgada, sendo que os advogados da companhia já estão requerendo em Juízo o pagamento de seus honorários”, explicou o diretor de operações da Usina, Luiz Fernando Melo.

A deputada Flora Izabel citou, durante pronunciamento na Assembleia, outras localidades em União em que foram registrados episódios que provocaram a denúncia. “Sobre as outras propriedades citadas, a empresa não se pronunciará. Quanto à lista das demais propriedades, não temos como nos manifestar, pois nenhuma delas é explorada pela Comvap”, esclareceu.

Luiz Fernando destaca que a empresa Comvap não adota tais práticas e condena qualquer tipo de ação contrária ao que reza a Legislação Ambiental. “É preciso esclarecer e registrar que a Comvap não pratica desmatamento na região e que não houve envenenamento de animais em suas propriedades. Isso é condenável, mas certamente, se houve algum acidente do tipo, estes animais estavam em propriedades alheias em que os donos não podem ser responsabilizados.”, ressaltou.

O diretor de operações afirma ainda que a empresa se coloca à disposição da deputada Flora Izabel e do poder público para maiores esclarecimentos. “Encaminhamos um representante da empresa para audiência pública na Câmara Municipal de União marcada com o objetivo de discutir a problemática ambiental nesta quinta, dia 24, para dar informações sobre os aspectos econômicos, trabalhistas e sociais envolvidos nas atividades da Comvap. Temos um bom relacionamento com o Governo do Estado, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente e todos os órgãos com os quais a nossa atividade tem alguma ligação e estamos abertos para prestar os mesmos esclarecimentos à deputada ou mesmo à Assembleia Legislativa. Seria bom que todos conhecessem o nosso trabalho e sua repercussão na economia piauiense”, finalizou.

Para quem não sabe, muitos produtores amargam prejuízos com animais que invadem suas plantações. A nossa legislação prevê que qualquer dano causado por animais a terceiros, os proprietários devem ser responsabilizados civil e criminalmente e os prejuízos indenizados.

Da Editoria de Cidades
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais