Cidadeverde.com

Santa Maria Goretti faz eventos para marcar Ano da Alemanha no Brasil

Imprimir
O Educandário Santa Maria Goretti realiza até a noite desta quarta-feira uma exposição sobre a cultura, ciências, artes e outros valores da Alemanha. A exposição faz parte da programação da escola piauiense para festejar o Ano da Alemanha no Brasil, comemorado em todo o país de maio de 2013 a maio de 2014. A abertura do evento ocorreu na noite de terça-feira, com apresentações artísticas destacando a cultura alemã.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

As apresentações foram feitas por alunos da escola que estudam alemão, através de um intercâmbio entre a escola e o Instituto Goethe. Um estudante recitou parte da peça Fausto, de Johann Wolfgang von Goethe; outro representou Einstein, o criado da Teoria da Relatividade; uma estudante executou uma música de Beethoven ao piano, enquanto um grupo apresentou danças típicas da Alemanha. O evento contou com a presença da direção da escola, da representante do Instituto Goethe no Brasil, de autoridades e pais de alunos. 



O Educandário Santa Maria Goretti é uma das melhores e mais conceituadas escolas do Piauí e uma das conveniadas com o Instituto Goethe no Brasil. São apenas 22 em todo o país e duas no Nordeste. A parceria tem por finalidade difundir a língua e a cultura alemã no Brasil, além de possibilitar a ida de estudantes brasileiros para temporadas de estudo na Alemanha. A idéia é criar vínculos férteis e duradouros entre a Alemanha, escolas convidadas, professores e alunos, através do intercâmbio de ideias, cooperação cultural, formação continuada para estudantes e professores.


“É uma parceria boa para ambas as partes: para o Instituto, que difunde a cultura alemã no país, e para as escolas e os estudantes, que abrem horizontes profissionais e pessoais com o estudo e o intercâmbio de conhecimentos com a Alemanha”, diz Lúcia Alt, representante do Instituto Goethe no Brasil, que esteve presente ao evento no colégio. Tércia Leal, diretora da escola Santa Maria Goretti, disse que o evento superou as expectativas. “Foi uma belíssima apresentação dos valores culturais da Alemanha, que possui uma imensa riqueza nas artes, na música, na filosofia e na ciência, que a gente precisa conhecer e difundir”, declarou. 


Segundo ela, aproximadamente 70 alunos da escola estudam alemão hoje através do intercâmbio com o Instituto Goethe. “No próximo ano vamos abrir mais duas turmas, aumentando para mais de 100 os alunos intercambistas”, informou. As aulas são paralelas ao currículo normal da escola, e sem custo adicional. “Os alunos que participam do intercâmbio podem sair daqui direto para cursos de graduação na Alemanha e em outros países do mundo”, diz ela.


Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais