Cidadeverde.com

Estiagem no semiárido piauiense pode agravar

Imprimir
Apesar de grave, a estiagem no semiárido piauiense pode agravar ainda mais. As informações foram repassadas pelo secretário da Defesa Civil, Ubiraci Carvalho, nesta terça-feira (30) que aponta dados para a afirmação. O gestor revela que dos 120 poços perfurados nos últimos meses, a maior parte não jorrou água.

Em reunião com o secretário, o deputado João de Deus (PT) explica que a situação é muito preocupante e que, nos próximos dias, o problema deverá ser discutido na Assembleia Legislativa com representante da Defesa Civil Nacional,  do Dnocs, CPRM, Defesa Civil Estadual e Idepi.


“Existem os carros pipas, mas as reservas estão cada vez menores. Portanto, a presença da Defesa Civil Nacional é primordial porque ela tem recursos e a missão de prestar socorro em situações como esta. No município de Paulistana, por exemplo,  apenas dois dos dez poços perfurados deram água”, frisou o parlamentar.


De acordo com dados do Dnocs, as reservas nas barragens do Piauí estão entre 17% e 30% da capacidade de armazenamento. “Entendo as barragens como reservatórios para situações críticas. Por isso, só existe abastecimento com os carros-pipa por causa delas. Em Bocaina, onde existe uma grande barragem, o Dnocs teve que proibir o uso da água para irrigação. É somente para consumo humano e animal, além da piscicultura”, afirmou.

João de Deus destaca também que benefícios do Governo Federal como, como Bolsa Família, Seguro Safra e o Bolsa Estiagem, além das aposentadorias de trabalhadores rurais, são essenciais neste momento de extrema seca. “Não temos previsões de chuvas e a situação pode ficar ainda pior”, finaliza o deputado petista.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais