Cidadeverde.com

Procon do Piauí abre processo para investigar apagão no litoral

Imprimir
O promotor Cleandro Moura, coordenador-geral do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-PI), anunciou a instauração de processo administrativo para apurar as causas do "apagão" de energia no litoral do Piauí, ocorrido no último fim de semana. 

Foto: MP/PI
Promotor Cleandro Moura instaurou processo sobre o caso

“A suspensão no fornecimento de energia elétrica pela Eletrobras S/A ocorreu das 15h às 03h da madrugada do dia 04 de novembro de 2013, e teve consequências gravosas, posto que além de  comprometer a iluminação pública, causando insegurança em todos os municípios atingidos, verificou-se a elevação do número de ocorrências policiais nas cidades atingidas”, disse Moura. 

As cidades atingidas, Parnaíba, Luís Correia, Cajueiro da Praia e Ilha Grande, sofreram prejuízos justo no domingo, dia de maior movimentação de turistas. Além disso, moradores teriam sofrido danos materiais com a falta de energia elétrica prolongada. Buriti dos Lopes, Caraúbas, Caxingó e Bom Principio também foram atingidos.

O Procon notificou a Eletrobras Piauí para que informe as causas do apagão e as providências adotadas para sanar o problema e reparar os prejuízos, além de compensação por danos morais aos consumidores. 

A Eletrobras Piauí divulgou que o apagão do litoral foi provocado por por dois problemas no último domingo (3). O primeiro foi um dano na cadeia de isoladores de uma das linhas de transmissão que atende a região, a partir da subestação de Piripiri. O outro foi em um para-raios na chegada da subestação Tabuleiros, aparentemente provocado por descarga atmosférica. O relatório final sobre o caso ainda é aguardado para que as providências preventivas na região.

Ainda de acordo com a Eletrobras, o problema começou às 16h07 e foi regularizado às 17h55. De acordo com a empresa, os municípios do litoral seguiram sem energia por mais tempo. "Em função do início antecipado das chuvas na região norte do Estado e da grande quantidade de salitre acumulado da rede de energia tivemos a ocorrência de vários eventos de perda de isolamento na rede de distribuição de Parnaíba. Para resolver o problema, foi realizada a lavagem da subestação Parnaíba II e transferidas cargas desta para SE Parnaíba I", diz a nota da companhia distribuidora.

Um outro apagão, de aproximadamente meia hora, também atingiu o litoral no último fim de semana de outubro. O problema envolveu a subestação de Piripiri.

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais