Cidadeverde.com

Fundação registra aumento no número de exames de próstata

Imprimir
Durante o mês de outubro a Fundação Municipal de Saúde (FMS), da Prefeitura de Teresina, realizou diversas atividades nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) com ações socioeducativas para celebrar o período em que há uma mobilização nacional quanto à saúde da mulher e às ações de prevenção do câncer de mama, o Outubro Rosa. Agora, no mês de novembro, a mobilização, que é internacional, faz referência às atitudes que se deve ter na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata e outras doenças relacionadas à saúde do homem, o chamado Novembro Azul.
 
A FMS dispõe ao público masculino de Teresina um serviço que funciona no Centro Integrado de Saúde Lineu Araújo e que tem por objetivo promover a atenção integral na prevenção, tratamento e no estímulo ao homem quanto à procura do diagnóstico precoce aos agravos da saúde do homem. O Serviço Especializado de Atendimento à Saúde do Homem (SASH) conta com uma equipe multiprofissional composta por um médico andrologista (especialista em urologia), um enfermeiro e um psicólogo.
 
Nos últimos meses o SASH já atendeu mais de 600 pacientes e realizou mais de 1500 consultas. Segundo Kledson Batista, enfermeiro do Serviço Especializado de Atendimento à Saúde do Homem, os homens cada vez mais se mostram dispostos a realizar o exame de próstata. “Dos mais de 600 pacientes que já utilizaram o serviço, um terço procura atendimento para a realização do exame de próstata. Isso significa que os homens estão deixando de lado o preconceito e estão cada vez mais se preocupando com a sua saúde”, ressalta.
 
Apesar do ainda existente preconceito em relação ao exame de toque, os atendimentos realizados pelo SASH mostram que os homens estão deixando de apresentar resistência na procura de cuidados médicos e na realização de atitudes preventivas. “Com ou sem preconceito é preciso que o homem faça o exame de toque, porque só o exame de sangue não é suficiente para o diagnóstico do câncer”, ressalta Kledson.
 
“O nosso desafio também está em oferecer ao público masculino um serviço de qualidade, em que ele possa estar à vontade no uso do serviço. Como os homens estão dispostos a cuidar-se cada vez mais, estamos trabalhando para manter a rede de atenção básica desse público com profissionais cada vez mais habilitados e acolhedores”, pontuou o presidente da FMS, Luiz Lobão.
 
Câncer de próstata em números
 
Segundo o Ministério da Saúde, o câncer de próstata está entre os mais frequentes, superado apenas pelo câncer de pele não-melanoma. O Instituto Nacional de Câncer (Inca) estima que 49.530 homens tenham tido câncer de próstata no ano de 2009. Ainda de acordo com o Inca, a taxa de mortalidade por câncer de próstata passou de 6,31% para 13,93% de 1979 para 2006, um considerável aumento de 120%.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais