Cidadeverde.com
Esporte

Volei: Brasil faz 3 a 0 no Japão e conquista bi da Copa dos Campeões

Imprimir
Com 100% de aproveitamento e atuação irrepreensível, a Seleção Brasileira feminina de vôlei confirmou, neste domingo, a conquista do título da Copa dos Campeões. Em Tóquio, no Japão, a equipe comandada por José Roberto Guimarães fez 3 a 0 nas anfitriãs para fechar 2013 com chave de ouro – na temporada, o time foi campeão também do Grand Prix, do Sul-Americano e dos torneios de Montreux e Alassio.

Em uma competição envolvendo os campeões continentais – mais o país-sede Japão – e disputada por pontos corridos, a Seleção Brasileira soube que seria campeã antes mesmo da vitória: ao fazer 2 a 0, garantiu a conquista de um ponto que a deixaria com 13 na classificação, inalcançável para as japonesas, que se conseguissem uma improvável virada chegariam no máximo a 12 pontos.

FIVB/Divulgação

Com a derrota por 3 a 0, as japonesas ainda perderam a segunda colocação: acabaram ultrapassadas pelos Estados Unidos.

Para chegar ao título - o segundo na história do torneio (juntando-se ao de 2005), as atuais campeãs olímpicas passaram por Estados Unidos, Tailândia, República Dominicana e Rússia sem desperdiçar pontos – com vitórias por 3 sets a 0 ou 3 a 1. Contra as japonesas, as brasileiras sofreram apenas no primeiro set, impondo o jogo no restante da partida. As parciais da vitória foram de 29/27, 25/14 e 25/18.

Precisando vencer e ainda se preocupando com a pontuação das oponentes, o Japão começou jogando bem, abriu 6 a 1 e foi à primeira parada técnica vencendo por 8 a 4. As anfitriãs continuaram à frente e chegaram a marcar 17/12. a partir daí, após mudança de Zé Roberto, o Brasil começou a reagir e virou o placar em 19 a 18, vantagem que foi mantida até o final.

Após começar na frente, as brasileiras entraram no segundo set com um ritmo de jogo muito forte. Depois de abrir a vantagem ainda no início, a equipe foi ficando em uma situação confortável e chegou a abrir 21 a 11. Mantendo pelo menos dez pontos à frente, o time teve tranquilidade para fechar a segunda parcial e conquistar o título independentemente do resultado final do jogo.

Mesmo com o objetivo alcançado, o Brasil não facilitou para as adversárias e continuaram jogando bem em busca da vitória por 3 a 0. A vontade das atuais campeãs olímpicas ficou evidente após elas irem à primeira parada vencendo por 8 a 5. No entanto, uma queda de desempenho na sequência permitiu o empate em 12 a 12.

A desconcentração durou por pouco tempo, já que as brasileiras voltaram ao jogo rapidamente, abriram quatro pontos de vantagem e asseguraram a vitória sem perder um set.

Confira os resultados dos jogos do Brasil na competição:

12/11 - Brasil 3 x 0 Estados Unidos
13/11 - Brasil 3 x 0 Tailândia
15/11 - Brasil 3 x 1 República Dominicana
16/11 - Brasil 3 x 1 Rússia
17/11 - Brasil 3 x 0 Japão

Fonte: Terra
Imprimir