Cidadeverde.com

Governo e ONG firmam parceria pró turismo na Serra das Confusões

Imprimir
Nesta segunda-feira (18), a secretária do Trabalho e Empreendedorismo, Larissa Maia, recebeu os representantes da Organização Não-Governamental italiana Cooperação para Desenvolvimento do Países Emergentes. A visita teve o objetivo de apresentar o programa Brasil Próximo, além de iniciar uma conversa sobre a união de ações entre a ONG e o órgão estadual.

O programa de cooperação internacional visa aproximar, cada vez mais, regiões italianas e brasileiras. Resultado de uma série de atividades que as regiões Umbria, Marche, Toscana, Emilia Romagna e Ligúria têm feito no Brasil, as ações constroem uma rede de políticas, oportunidades e intervenções para acompanhar os processos endógenos de desenvolvimento local integrado, solidário e sustentável.


No Piauí, o Brasil Próximo é coordenado pela Cospe e conta com dois projetos, que segundo o representante brasileiro da ONG, Fernando Barbosa, se interligam. “Um deles trabalha com o apoio à promoção de processos de democracia participativa e às políticas sociais no território da Serra das Confusões e o outro com a valorização turística da região, através do apoio ao desenvolvimento econômico local”, explica.

Ainda de acordo com Fernando, os projetos visam realizar ações de apoio à instituição de um Observatório, à ativação da secretaria técnica do pacto territorial, à realização dos laboratórios itinerantes de informação, formação e animação territorial na Serra, além de gerir o grupo de mobilização local, elaborar o plano executivo de valorização, realizar infraestruturas, promover e lançar o Parque da Serra das Confusões, dentre outros.

Para a secretária Larissa Maia, a conversa inicial foi importante para o surgimento e planejamento de ideias conjuntas que possam melhorar a região e incentivar o turismo, já que as questões entram no âmbito da inclusão produtiva, objetivo da Setre. “Sou uma entusiasta da inclusão por meio do empreendedorismo e vejo que na região da Serra podemos atuar com um novo olhar, através, por exemplo, de cadeias produtivas” ressalta.

Na ocasião, a ONG tomou conhecimento das ações de fomento ao empreendedorismo, associativismo e cooperativismo desenvolvidas pela Setre, como a Agência de Empreendedorismo (AgE) e a Incubadora de Talentos, que trabalha com a inclusão produtiva através do tratamento de resíduos sólidos. Para uma explicação mais aprofundada de objetivos e metas do programa e construção de atividades que o envolvam, uma nova reunião foi marcada para o dia 26 deste mês com as três diretorias da secretaria.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais