Cidadeverde.com

Câmara derruba resolução do TSE e Piauí manterá bancada

Imprimir
A Câmara dos Deputados anulou a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que alterava a bancada parlamentar dos estados brasileiros. Com isso, nas eleições de 2014, o Piauí continuará a ter 10 vagas para deputado federal e 30 para deputado estadual. 

Foto: Heleno Rezende
Hugo Napoleão acompanha a sessão em Brasília

O plenário aprovou a anulação da medida por 230 votos a favor, 60 contra e 8 abstenções. Todos os deputados da bancada piauiense presentes votaram a favor do projeto. O Senado já havia votado a matéria, que agora segue para promulgação. 

Entre os que defenderam a derrubada da resolução do TSE está o deputado federal Hugo Napoleão (PSD-PI), vice-líder do partido. 

No Estado, a deputada estadual Margarete Coelho (PP-PI) encampou a manutenção das bancadas antes mesmo do Tribunal Superior Eleitoral decidir pela mudança.

O TSE alterou as bancadas com base em dados mais recentes da contagem populacional, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Piauí iria perder dois deputados federais. Como cada um implica em três estaduais, a bancada na Assembleia Legislativa cairia de 30 para 24.

Na mesma situação do Piauí estava a Paraíba.Os estados de Pernambuco e Alagoas também seriam prejudicados. 

Fábio Lima
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: TSECâmara