Cidadeverde.com

O aniversário de 75 anos do E.C. Flamengo

Imprimir
Fundado em 8 de dezembro de 1937 pelo senador Raimundo de Arêa Leão, o Esporte Clube Flamengo completa 75 anos neste domingo, 8 de dezembro de 2013.Dono de grande torcida, o rubro-negro tem 16 títulos de campeão piauiense e várias outras conquistas em competições de menor importância. Quatro jornadas merecem uma atenção especial porque estão em destaque entre os feitos da agremiação.


No início da década de 60, o Ríver seguia dominando o futebol piauiense, até que em 1964 o Dr. Jesus Elias Tajra assumiu a presidência do clube, decidido a interromper a caminhada de vitórias tricolores. E conseguiu, conquistando o título de campeão piauiense em cima dos riverinos com vitória de 2 x 0 na final. O time campeão: Chiquinho; Maneca, Jonas, Brito e Ronaib; Mariano e Macalé; Maçarico(Barbosa), Mano, Paulinho e Salvador.Em 1965 veio o bicampeonato em outra jornada decisiva com os tricolores. Foi o fato marcante dos anos 60 na história do Flamengo.

Na década de 70 veio outro bicampeonato, sob o comando do Presidente Rodrigues Filho, em 1970 e 1971, em finais com o Piauí e o Ríver.  O time campeão de 1970: Edson;Carlinhos, Dias, Matintim e Franklin; Eliézer e Décio Costa; Gringo, Mota, Odacy e Pedrinho. No ano seguinte o time base foi Edson; Zé do Braga, Dias, Matintim e Louro; Carlinhos e Décio Costa; Gringo, Odacy, Nadinho e Iratan.

Década de 80: aconteceu o tricampeonato, o que não havia conseguido nos anos 60 e 70.Presidido por Avelino Neiva, o Flamengo conquistou os títulos de campeão piauiense em 1986, 1987 e 1988, este último em final empolgante com o 4 de Julho de Piripiri perante mais de 20 mil torcedores no Albertão e vitória por 2 x 1.  O time do tri: Ronaldo; Careca,Baiano(Coxinha),  Carlinhos e Bilé; Zuega, Pêu e Malta;  Tobi, Etevaldo e Batistinha. Técnico - Gringo.

O Flamengo atravessou toda a década de 90 sem título de campeão. Já estava completando 15 anos na fila, até que a escrita foi quebrada em 2003, com vitória de 4 x 2 sobre o Parnahyba na final, no Albertão. O time rubro-negro: Palmiéli; Niel, Serginho,Cléber e Eliomar; Erivan, Diogo Maia(Tiago), Luciano(Jó) e Mazinho(Maninho); Henrique e Sílvio.Técnico - Paulo Ricardo. Presidente - Robert Brow.

O título de campeão piauiense mais recente é o de 2009. Na temporada de 2013 os rubro-negros venceram a Copa Piauí e representarão o Estado na Copa do Brasil de 2014.


Dídimo de Castro
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais