Cidadeverde.com

63ª Expoapi exibe o bode piauiense eleito o mais pesado do Brasil

Imprimir
A 63ª Expoapi é a primeira exposição agropecuária a contar com a participação do gado pé duro. O boi curraleiro pé duro foi reconhecido oficialmente como raça pelos Ministério da Agricultura e os primeiros registros foram feitos em uma fazenda de Campo Maior, interior do Piauí.

Outra novidade da 63ª Expoapi foi a exibição do bode mais pesado do Brasil. Pesando 140 quilos, o bode piauiense de 2 anos e meio bateu o recorde nacional, o que para os criadores significa a evolução do setor no Estado. Com os negócios aquecidos no Parque de Exposição, os leilões superaram as expectativas e devem movimentar mais de R$ 1 milhão neste ano. 


Os eventos irão receber criadores de gado de todo o Piauí, parte do Maranhão, Pará e Ceará. O Piauí alcançou, nos últimos anos, a excelência em criação de várias raças, graças ao empenho e a busca pelo melhoramento genético do rebanho nas fazendas. 

“Conquistamos com muito trabalho a excelência no nosso rebanho e isso tem atraído pecuaristas de outros estados. Temos esta expectativa de negócios baseada nos números da primeira edição do evento e porque, nesse ponto, o Piauí está bem representado e já podemos dizer que os avanços são visíveis”, afirma um dos organizadores da Expoapi 2013, André Nogueira.


Para o pecuarista João Madison, que realiza um dos leilões, os investimentos do Governo do Estado, com o fortalecimento da Adapi e o trabalho dos criadores estão mudando a pecuária piauiense. O Piauí tem hoje representantes de grande campões de qualidade genética reconhecidos pela Associação Brasileira de Criadores Gir. 

“Estamos em um processo de crescimento constante, mesmo com a seca que nos prejudica bastante. Hoje, o Piauí tem o nível e qualidade dos grandes estados em muitas raças, são animais frutos de investimento e pesquisa genética. Os leilões irão mostrar a qualidade dos nossos animais, animais campeões, um ótimo investimento para os pecuaristas", explica.

A 63ª Exposição Feira Agropecuária do Piauí é realizada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Desenvolvimento Rural, e pela associação Piauiense de Criadores de Gado Zebu (APCZ). O evento é o primeiro a ser realizado com o Piauí na condição de Área Livre da Febre Aftosa com vacinação.

Jordana Cury
Com informações de Elivaldo Barbosa (TV Cidade Verde)
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais