Cidadeverde.com

Grupos mantém tradição e festejam Dia de Reis em várias cidades do PI

Imprimir
O dia 06 de janeiro marca a data em que encerram-se os festejos natalinos e árvores e presépios são desmontados. Neste dia, segundo a tradição cristã, Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita de magos que presentearam o menino com ouro, incenso e mirra.

Fotos: Campomaioremfoco

Em vários partes do mundo, a tradição ainda é mantida e, no Piauí, grupos de reisados do interior comemoraram a data com a Festa Litúrgica dos Santos Reis, festejada desde dezembro. 

Na região norte do Piauí, a mais famosa comemoração ocorre no município de Boa Hora, a 137 km de Teresina, onde ocorre, inclusive, disputa entre os melhores grupos de reisado.


"O reisado surgiu na cidade há mais de 100 anos e representa também uma oportunidade dos fiéis agradecerem as graças alcançadas", destaca o prefeito de Boa Hora, José Resende.

Em Campo Maior, a 78 km de Teresina, o reisado do senhor Zé Doca e do Alto do Maio também buscam repassar os valores da manifestação religiosa e cultura.

Na cidade de Jatobá do Piauí, a 134 km de Teresina, grupos de reisado se apresentaram na região do povoado Tanques, onde rezadeiras fizeram oferendas e, em seguida, os caretas embalaram o boi ao som de cantigas e dança. O encerramento da Festa de Reis ocorrerá na noite desta segunda-feira (06), no povoado Bom Lugar.


Graciane Sousa (Especial para o Cidadeverde.com)
Com informações campomaioremfoco
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais