Cidadeverde.com

Sine realiza dia D para contratação de pessoas com deficiência no PI

Imprimir
Das 1.119 pessoas com deficiência encaminhadas pelo Sine para ocupar vagas de emprego no Piauí, apenas 193 foram contratadas. Por aumentar esse baixo número, a instituição, em parceria com o Ministério Público do Trabalho e Emprego e a Superintendência Regional do Trabalho realizarão o Dia D no Estado.

Diretora do Sine, Betânia Rios

O evento pretende reunir empresários em um dia exclusivo de atendimento às pessoas com deficiência, marcado para 27 de março. Antes disso, no dia 7, os empresários dos mais variados setores realizarão uma audiência para saber quantas vagas poderão ser disponibilizadas. O secretário nacional de Políticas Públicas, Silvani Alves Pereira, estará no Estado para participar do evento. 

A diretora geral do Sine, Betânia Rios, explicou que o objetivo não é impor aos empresários a contratação de pessoas com deficiência. "Mas temos que chamar a atenção para o cumprimento da lei, que diz que todas as empresas com 100 ou mais colaboradores está obrigada a ter de 2 a 5% do seu quadro de funcionários ocupado por pessoas com deficiência", acrescentou.

O Estado da Bahia foi o primeiro a promover o Dia D, de contratação das pessoas com deficiência e conseguiu preencher 258 vagas. No cadastro do Sine do Piauí há atualmente 1.200 pessoas com deficiência.

"São pessoas capazes. O mercado precisa saber disso. A maioria é formada e muito comprometida com o mercado de trabalho, mas quanto menor o grau de deficiência, maior a chance de conseguir emprego, o que é uma pena. O objetivo desse evento é empregar essas pessoas, aproximá-las das empresas, sensibilizar os empresários e assim aumentar o número de portadores de deficiência no mercado de trabalho", completou a diretora.

Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais