Cidadeverde.com

Wilson Martins inaugura novos laboratórios na Uespi de Teresina

Imprimir
O governador Wilson Martins inaugura na próxima quarta-feira (12), as instalações dos prédios do Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias – Projeto Geratec e do Centro de Tecnologia Mineral - Cetem/PI, construídos no campus da Universidade Estadual do Piauí em Teresina. A solenidade acontece a partir das 8h e contará com a presença da comunidade científica.


“Estamos, ano a ano, fazendo esforços para garantir à Uespi condições de prestar um bom serviço. Somente para 2014 fizemos um incremento de 6,9% no orçamento da universidade para 2014, o que possibilita mais investimentos nas áreas de extensão, ensino e pesquisa, bem como em programas que visam à internacionalização. A Uespi já conta com um número maior de professores efetivos que temporários, algo até então inédito, sendo a maioria mestres ou doutores; temos investido na melhoria da infraestrutura, como no caso de Picos, onde em breve entregaremos um novo campus”, enumera o governador Wilson Martins.

O Cetem-PI é responsável pelas pesquisas em tecnologia mineral para o Estado do Piauí. O projeto, que tem sede na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contempla três linhas de pesquisa  que envolvem estudos com argila, qualidade da água e potencial de rochas ornamentais.

Já o Projeto Geratec, desenvolve desde 2010 pesquisas nas áreas de Biologia e Química voltadas ao aprimoramento do coco babaçu. Atualmente conta com pesquisadores da Uespi, Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI). Os recursos para a construção dos prédios são oriundos de convênios firmados com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí (Fapepi), Governo do Estado e a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), orgão do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal.

De acordo com o pró-reitor de Administração, professor Geraldo Eduardo da Luz, as novas instalações dos projetos beneficiam estudantes e pesquisadores de diversas áreas, dentre elas os cursos de Química, Física, Biologia, e Geografia. "O prédio do Geratec, por exemplo, possui excelente estrutura laboratorial, que propicia o desenvolvimento de projetos de pesquisa, bem como a captação de recursos e  contribui para avanço tecnológico do Estado", ressalta o pró-reitor.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais