Cidadeverde.com

Dia da Mulher: manifestantes fazem varal em praça contra a violência

Imprimir
Na manhã deste sábado (08), dia Internacional das Mulheres, um grupo realiza ato na Praça do Fripisa, centro de Teresina. Lá, foi montado um varal e saias foram dependuradas abrindo espaço para as mulheres se manifestarem. Os principais temas foram contra a violência e o desrespeito.

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

Em uma faixa, as mulheres utilizaram a frase: “usar saias é para quem sabe”. Em uma das falas, elas aproveitaram para criticar a atitude do deputado Marcelo Castro, pré-candidato ao Governo do Estado, que em um vídeo que circula na internet fala que se perdesse as eleições usaria saia.

A atitude do parlamentar foi considerada um desrespeito. “Queremos mostrar que as mulheres são vencedoras e que usar uma saia não é um ato de vergonha. Usar saia não é para quem é perdedor. Elogio muito a atitude do deputado Fábio Novo que usou saia no carnaval. Foi um ato de coragem e uma forma de mostrar que os homens também estão indignados e apoiam nossa causa”, disse a secretária Estadual de Combate ao Racismo, Assunção Aguiar.


Elas relembraram também o caso da mulher que foi esfaqueada no centro de Teresina após ter terminado um relacionamento. “Lutamos por um mundo onde as mulheres poderão tomar decisões como, por exemplo, terminar um relacionamento e ser respeitada. Precisamos diminuir os casos de violência contra a mulher".

O ato contou, ainda, com falas de homens que pediam que as mulheres fossem mais respeitadas. O manifesto teve início na rua Lizandro Nogueira, com café da manhã. De lá, os presentes marcharam até a praça do Fripisa.
 
Assunção Aguiar.

Flash Cida Cardoso
Redação de Lívio Galeno
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais