Cidadeverde.com

Uespi inaugura dois prédios de projetos de tecnologia em Teresina

Imprimir
Acontece no próximo dia 13 de março a inauguração dos prédios do  Núcleo Interinstitucional de Estudo e Geração de Novas Tecnologias – Projeto Geratec e do Centro de Tecnologia Mineral - CETEM/PI da Universidade Estadual do Piauí- UESPI. A solenidade contará com a presença do Governador do Estado, Wilson Martins.

O CETEM- PI  é responsável pelas pesquisas em tecnologia mineral para o Estado do Piauí. O projeto, que tem sede na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), contempla três linhas de pesquisa  que envolvem estudos com argila, qualidade da água e potencial de rochas ornamentais.

Já o Projeto GERATEC  desenvolve desde 2010, pesquisas nas áreas de Biologia e Química voltadas ao aprimoramento do coco babaçu. Atualmente conta com pesquisadores da UESPI, Universidade Federal do Piauí(UFPI) e Instituto Federal do Piauí (IFPI). Os recursos para a construção dos prédios são oriundos de convênios firmados com a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Piauí- FAPEPI, o Governo do Estado e a Financiadora de Estudos e Projetos- Finep, orgão do Ministério de Ciência e Tecnologia do Governo Federal.

De acordo com o Pró-reitor de Administração, Prof. Dr. Geraldo Eduardo da Luz, as novas instalações dos projetos beneficiam estudantes e pesquisadores de diversas áreas, dentre elas os cursos de Química , Física, Biologia, e Geografia. "O prédio do Geratec por exemplo, possui excelente estrutura laboratorial, que propicia o desenvolvimento de projetos de pesquisa, bem como a captação de recursos e  contribui para avanço tecnológico do Estado", pontua o pró-reitor.

A solenidade de inauguração dos prédios dos Geratec e do Cetem acontece no Campus Torquato Neto, Teresina, as 7h.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais