Cidadeverde.com
Economia

Evento: CDL lança livro que resgata história do comércio de Teresina

Imprimir
A Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina lançou, na noite desta quinta-feira (03), o livro “A História do Comércio de Teresina no Desenvolvimento do Piauí”, que relata a evolução do varejo acompanhada de fatos marcantes para o comércio da cidade.


“Esse livro é um registro forte e responsável, com o propósito de um resgate histórico do desenvolvimento do nosso comércio”, afirmou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Teresina, Evandro Cosme.

A obra escrita pela historiadora Marta Tajra, apresenta o processo de fortalecimento do comércio piauiense, desde a escolha da capital às margens do Parnaíba a estabilização dos comerciantes na nova capital, Teresina.  “Gostaria de agradecer ao presidente (da CDL) Evandro Cosme, que sem o apoio da entidade, esse lançamento seria quase impossível. Foi um projeto iniciado há quase 10 anos, na gestão do Jesus (Elias Tajra Filho) na CDL”, ressaltou Marta Tajra.


A autora contou ainda que devido à falta quase absoluta de fontes, foram necessários quase 10 anos de pesquisa. Entretanto, Marta Tajra afirma que a dificuldade de fontes não atrapalhou a construção da obra, que também relembra grandes nomes do comércio. “No livro as pessoas vão ter oportunidade de conhecer grandes personagens do comércio antigo de Teresina, como Modestino Soares (avô do atual prefeito de nossa capital Firmino Filho) e Aphrodísio Tomaz de Oliveira, ou simplesmente seu Dôta, da Casa Dôta, localizada na Praça Saraiva ou Largo das Dores, como era conhecida antes, através das pesquisas e relatos”, conta a historiadora.

O prefeito de Teresina, Firmino Filho, esteve presente no lançamento e falou sobre o resgate histórico feito através do livro. “Essa entidade se destaca pelo seu trabalho incansável por melhorias no comércio de Teresina. Essa obra apresenta a luta dessa classe que tanto contribui para ao crescimento, sendo também um incentivo à cultura do Estado. A CDL de Teresina, mais uma vez, está de parabéns. O livro chega em um ótimo momento para fazermos uma reflexão sobre nossa história, com a do comércio. Grande parte de Teresina se desenvolveu em torno do comércio.”, comentou o prefeito.


O lançamento do livro aconteceu junto à divulgação da 12ª edição do Salipi, e que contou com a presença de lojistas; do deputado Júlio César; empresários;  presidente da FCDL, Ulysses Moraes, presidente da FIEPI, Felix Raposo; presidente do Sindilojas, Luís Antônio Veloso; presidente do Sebrae, Delano Rocha; o reitor da  Universidade Federal do Piauí, José de Arimateia; presidente da Fundação Quixote, Cássio Gomes; e convidados.


Da Redação
redacao@cidadeverde.com
Imprimir