Cidadeverde.com

Vendas no varejo em março caem 4,83%, afirmam CNDL e SPC Brasil

Imprimir
O número de consultas ao banco de dados do SPC Brasil, que reflete o nível de atividade no comércio para compras parceladas, acompanhou a tendência de desaceleração e recuou 4,83%, em relação ao ano passado. Este é o pior resultado já registrado desde janeiro de 2012, início da série histórica do SPC Brasil. O indicador de vendas é divulgado mensalmente e leva em consideração pontos de venda cadastrados nos 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.


Para os líderes da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), o resultado representa a tendência de desaquecimento da atividade varejista, observada a partir de março de 2013, influenciada principalmente pela escalada dos juros, inflação alta e pelo menor crescimento da renda do trabalhador brasileiro.

“Estamos passando por um momento muito difícil para o setor, já que o custo para comprar a prazo aumentou ao mesmo tempo em que o poder de compra do salário dos consumidores está crescendo menos”, disse o presidente da CNDL, Roque Pellizzaro Junior.

Comparação mensal
Em relação ao mês de fevereiro, as vendas a prazo subiram 4,18%. Apesar da variação positiva, este foi o menor crescimento para o mês já registrado na base de dados do SPC Brasil desde 2012.

Este resultado já era parcialmente aguardado pelos comerciantes brasileiros que, por conta do feriado de carnaval, sentiram diminuir o fluxo de consumidores nas lojas nas primeiras semanas de março. “É um desempenho natural, tendo em vista que este ano o feriado caiu em março, e não em fevereiro, como aconteceu em 2013. O carnaval paralisa praticamente o comércio em todo país, além de movimentar apenas segmentos específicos. Mas mesmo descontando esse efeito do carnaval, foi um trimestre fraco de vendas.”, explica Roque Pellizzaro.

Da Redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais