Cidadeverde.com

Mais de 110 mil eleitores de oito cidades não vão votar este ano

Imprimir
113.407 eleitores das cidades de Teresina, Nazária, Parnaíba, Luís Correia, Ilha Grande, Cajueiro da Praia, Oeiras e José de Freitas não poderão votar nas eleições de 2014 por não terem feito a revisão do seu título e o recadastramento biométrico. Além destes, no Piauí, mais cinco municípios votarão eleições baseadas na identificação biométrica: Piripiri, Piracuruca, Picos, Floriano e Francisco Santos. 


Nos dois maiores colégios eleitorais do Estado, o total de títulos não renovados é de 14,45% e 18,14% respectivamente. Em Teresina, 531.322 eleitores deveriam ter feito o recadastramento biométrico. Até ontem (7), foram revisados 454.535 títulos, ou seja, 76.787 pessoas não estão aptas a votar. Já Parnaíba possui 97.356 eleitores, dos quais, 79.700 renovaram o título e 17.656 não o fizeram. 


Segundo informações do TRE, ainda nesta quinta-feira (8), alguns eleitores que receberam senha ontem foram atendidos. 

O número total de eleitores com títulos cancelados para as próximas eleições pode ser ainda maior, já que o Tribunal ainda não concluiu o levantamento em todos os municípios do Piauí. 

O período para a revisão do título (e o recadastramento biométrico em alguns municípios) foi de 15 de março de 2013 a 31 de março de 2014. 

O eleitor que não votou e não apresentou justificativa fica impedido de:
• Obter passaporte ou carteira de identidade;
• Receber qualquer tipo de remuneração, benefício ou empréstimo público ou de qualquer estabelecimento mantido pelo governo;
• Fazer inscrição em concursos ou se candidatar a cargos públicos e realizar matrículas em estabelecimentos de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo;
• Além disso, qualquer atividade que exigir quitação do serviço militar ou imposto de renda não poderá ser realizada sem a regularização do título eleitoral.


Carlos Lustosa Filho
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais