Cidadeverde.com

Encontro internacional debate Gestão de Risco e Emergência

Imprimir
Situações de emergências provocadas por desastres naturais como grandes enchentes e deslizamentos são, em grande parte, socialmente produzidas e vinculadas a processos de vulnerabilidades sociais e econômicas. Nesta perspectiva, ocorrerá em Brasília (DF), de 20 a 23 de maio, o VIII Encontro de Meio Ambiente, Gestão de Risco e Emergências na sede da Cáritas Brasileira.

De acordo com José Magalhães, assessor nacional da Cáritas, o evento tem o objetivo de contribuir com a redução de danos humanos, sociais e econômicos dos desastres em populações vulneráveis, além de reforçar a capacidade de gestão de risco e debater estratégias de adaptação às mudanças climáticas para a garantia da segurança alimentar.


Para isso, serão expostos e debatidos temas como a situação de políticas e processos de gestão de risco e diretrizes de segurança alimentar. Participarão do encontro, representantes de todos os países da América Latina e do Caribe e da Caritas Internationalis, a secretária nacional da Defesa Civil, Cristiane Antunes, e o ministro de Relações Exteriores, Milton Rondó.

Do Piauí, participam Adonias Moura, secretário regional da Cáritas e membro do Grupo de Trabalho de Emergência Nacional e Carlos Humberto Campos, vice-presidente da Articulação Semiárido Brasileiro (ASA). Para Adonias, “o encontro é um espaço de construção de conteúdos e estratégias que irão enriquecer e contribuir com o trabalho desenvolvido pela Cáritas no Estado, através do projeto de emergência Promovendo Vidas, desenvolvido nos municípios de Cocal da Estação, Buriti dos Lopes, Nazaré e Pavussu, graças às parcerias com as organizações Manos Unidas e Cáritas Espanhola”.

A Rede Cáritas desenvolve projetos e promove ações de solidariedade nacionais e internacionais de atendimento a comunidades afetadas por desastres socioambientais ou que estão em situação de vulnerabilidade em áreas de risco.

Da Redação

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais