Cidadeverde.com

Protestos de servidores tomam conta de ruas próximas ao Karnak

Imprimir
Várias entidades sindicais se concentram nesta manhã na frente do Palácio de Karnak, na manhã desta terça-feira(27). Os aprovados do concurso da Polícia Civil ocupam as calçadas desde ontem para tentar forçar o governo a recebê-los. 

Fotos: Evelin Santos/Cidadeverde.com

De acordo com o presidente do Sindicato dos Policiais Civis, Cristiano Ribeiro, 223 concursados já passaram pelo treinamento na Academia de Polícia Civil e esperam suas nomeações.


“Eles estão acampados lá desde ontem e o secretário de Governo (Freitas Neto) ficou de dar uma posição sobre uma possível reunião. O que eles querem é que o governo marque pelo menos um calendário de nomeação e nós queremos que chamem mais 122 classificados no mesmo concurso”, destacou Cristiano Ribeiro. 

O presidente da entidade afirma que esse pedido surgiu após a presidenta Dilma Rousseff sancionar uma lei que reduz a idade de aposentadoria dos policiais civis. “A lei 144/2014 garante a aposentadoria para mulheres com 25 anos de serviço e para homens com 30 anos em atividade e a compulsória diminuiu de 70 para 65 anos e temos muitos policiais sendo pegos pela compulsória. A Delegacia Geral estima que entre 120 e 150 devem se aposentar imediatamente após essa lei”, argumentou. 


Ele destacou ainda que a defasagem de agentes e escrivães chega a 1.500 em todo Estado. 


Além dos policiais, também estão no Karnak, servidores administrativos de diversos órgãos (Agentes Operacionais, Técnicos e Superiores de Serviços) que tentam negociar com o governo do estado, há mais de dois anos e lutam por mudanças concretas na Lei Complementar 38/2004 (Plano de Carreira) que valorizem de fato os servidores.



Caroline Oliveira
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais