Cidadeverde.com

Uespi: alunos fazem protesto para evitar que cursos sejam fechados

Imprimir
Atualizada às 13h15

Cerca de 30 alunos da Uespi de campi do interior do Estado vieram a Teresina para realizar um protesto na avenida Frei Serafim. Eles saíram do Palácio de Karnak e estão causando lentidão no trânsito no sentido Centro/zona Leste.

Fotos: Raoni Barbosa/Revista Cidade Verde

Os estudantes receberam apoio da Associação dos Docentes da Uespi e estão reivindicando mais professores para o campi das cidades de São Raimundo Nonato, Uruçuí, Campo Maior, Barras e Teresina. 

De acordo com Vanessa Amorim, estudante de Geografia, a unidade da Uespi de São Raimundo Nonato tem 495 estudantes e 40 professores, dos quais apenas 12 são efetivos. "Nós queremos uma audiência com o governador e o reitor, lá em São Raimundo Nonato. A situação da Uespi é crítica e o campus pode fechar", explicou.


Na saída do Karnak, os estudantes fecharam os portões, penduraram pedaços de panos pretos e cartazes e, no chão, pintaram com tinta os dizeres "Foca na Uespi" e "#SOS".

Outro objetivo do movimento é impedir a sanção de uma lei que prevê que 90% dos professores da Uespi sejam efetivos, em cada campus. Segundo Vanessa, a lei deve ser sancionada no dia 1° de julho. Se isso acontecer, vários campus do interior serão fechados, por não cumprirem o percentual.


Os estudantes retornaram ao Palácio de Karnak e tentaram impedir a saída de políticos que estiveram presentes na solenidade de assinatura de incentivos fiscais a empresas que vão se instalar no Piauí.

Os manifestantes bloquearam o portal lateral assim que  o governador tentou sair e gritaram palavras de ordem e colocaram um sombreiro na cabeça do deputado Tererê. 


Flash de Carlos Lustosa Filho
Redação de Jordana Cury
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais