Cidadeverde.com

Ex-médico da F1 vê pouca chance de recuperação de Schumacher

Imprimir
O Médico Gary Hartstein, que ocupou o posto de delegado médico da FIA na Fórmula 1 entre 2005 e 2012, demonstrou pouco otimismo a respeito da recuperação de Michael Schumacher, hospitalizado desde 29 de dezembro em decorrência de um acidente de esqui na França.

Em postagem no seu blog, Hartstein disse estar “bastante temeroso (e virtualmente certo) de que nunca teremos quaisquer boas notícias sobre Michael”. Segundo ele, neste momento, talvez fosse preferível ver tal anúncio em um comunicado para a imprensa – embora o médico admita não ter “informação direta”.

Em uma explicação bastante técnica, o médico americano detalha o que é chamado “curva de sobrevivência” para pacientes em PVS (sigla em inglês para “estado vegetativo persistente”). Segundo o gráfico apresentado, após quase seis meses em coma, é pouco provável que o ex-piloto alemão recupere a consciência.

“A linha mostra que, de um modo mais eloquente e desesperadamente triste, após seis meses, apenas uma pequena porção de pacientes em PVS recobram a consciência. Essencialmente, a persistência em estado vegetativo ou a morte são os resultados primários”, escreveu.

O médico prevê uma condição ainda pior caso Schumacher não dê sinais de melhora no próximo semestre. “Ninguém em PVS em um ano irá recuperar a consciência”, afirmou.

Gary Hartstein mostra otimismo caso Michael Schumacher demonstre estar “em estado mínimo de consciência”, ou MCS, definido como a presença irregular e inconsistentes de sinais ou de interação com o ambiente. No entanto, reforça o tom de alerta com o passar do tempo sem respostas do heptacampeão de F1.

“Haveria uma pequena – mas real – possibilidade de evolução no quadro de consciência com o passar de vários meses, ou até anos”, afirmou. “Dito isto, poucos pacientes em MCS há seis meses voltam a falar, andar, se vestir, etc.”, completou.


Fonte: Terra
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais