Cidadeverde.com

PSDB analisa apoio de Zé Filho a Aécio e chapa proporcional dividida

Imprimir
O presidente do diretório regional do PSDB piauiense, deputado Marden Menezes, classificou como "fato relevante" a declaração dada hoje (16) pelo governador Zé Filho (PMDB) sobre o apoio ao presidenciável Aécio Neves (PSDB) no Piauí. Marden explicou também que há um diálogo sendo encaminhado para a formação de duas chapas proporcionais no bloco governista.

Com o inchaço no número de partidos na base do governo tentando disputar as candidaturas proporcionais e a possibilidade de permanecerem diminuídas em seis as vagas de deputado estadual e em duas de deputado federal, o grupo tende a se dividir em dois para tentar eleger o maior número de parlamentares possível. 



A proposta que poderá ser viabilizada é o PSDB se unir apenas ao PSB, proporcionalmente. "O que existe é que alguns partidos estão querendo fazer candidaturas proporcionais separadas e eles estariam usando isso para atrair o PSDB", explica Marden.

O deputado pondera que os tucanos estão estudando as possibilidades. "O PSDB tem tranquilidade porque se ele marchar sozinho ele reelege todos os deputados. Mas não podemos avaliar uma coligação proporcional para prejudicar o partido. A possibilidade de uma coligação proporcional tem que ser justa e competitiva", enfatiza.

Outro ponto a ser considerado na decisão de indicar um vice à pré-candidatura de reeleição de Zé Filho foi a declaração de apoio a Aécio Neves, dada hoje pelo governador. O PSDB nacional fez sua convenção neste final de semana e o clima, segundo Marden, é de que Aécio poderá ser eleito sem grandes dificuldades. 

"Acho que vamos ganhar essa eleição em nível nacional. A coisa está muito num clima de alto astral. Foi a convenção mais emotiva que já fui e o clima é de que há chances mais do que concretas de vitória, até pelos cenários de pesquisas e os partidos que estão formalizando apoio a Dilma estão divididos. Acreditamos nisso e no sentimento do povo brasileiro, que quer mudança", comentou.

Marden classificou a declaração de Zé Filho como um "fato relevante", que precisa ser discutido e levado em consideração no ninho tucano. "Aécio deixou claro que a expectativa dele é de candidatura própria. Mas nos deixou a vontade para decidirmos o nosso futuro. O aceno do governador em apoiar a candidatura de Aécio é um fato novo e relevante e se isso se confirmar acho que é um fator relevante", afirmou.

Leilane Nunes
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais