Cidadeverde.com

Tijolo ecológico surge como alternativa para oleiros do Poty Velho

Imprimir

Uma das mais antigas atividades econômicas de Teresina, a fabricação de tijolos, estava ameaçada pelo esgotamento da argila, sua principal matéria prima. Mas uma alternativa simples e criativa surgiu para manter viva essa tradição centenária e garantir fonte de renda para muitas famílias do Poty Velho: o tijolo ecológico. 

                                                                                                                                                                                                                  Foto Renato Bezerra

Ao todo, 40 oleiros passaram por cursos de capacitação e aprenderam a confeccionar tijolos que usam apenas cascalho, restos de construção e cimento, além da máquina de produção. “O custo para a produção dos tijolos ecológicos é mais baixo que o custo da produção de um comum, além de ajudar a preservar o meio ambiente”, disse Luis Felipe da Costa, da Associação dos Oleiros.

Na manhã desta quarta-feira (06), o prefeito Firmino Filho anunciou que vai construir uma casa na zona norte utilizando esse tipo de tijolo para servir de teste para a população. “Vai ser um protótipo que deve servir para a conquista de consumidores. Essa é uma ótima alternativa para reformas e ampliações de imóveis”, pontuou o gestor municipal. 

Olaria Ecológica Comunitária 

Dentro da programação do aniversário de Teresina, o prefeito Firmino Filho assinou, na manhã de hoje, o convênio do projeto “Olaria Ecológica Comunitária de Teresina”, que tem por objetivo gerar emprego e renda para os oleiros remanescentes do projeto Lagos do Norte e que já passaram pelos cursos de qualificação para a produção de tijolos ecológicos. 

 

Arlinda Monteiro (especial para o cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais