Cidadeverde.com

Próstata: saiba mais sobre essa glândula e as doenças que a afetam

Imprimir

Glândula importante

A próstata é uma glândula que faz parte do aparelho genital masculino. Do tamanho de uma castanha, localiza-se entre a uretra e a bexiga. Ela é a responsável pela produção de esperma, líquido cheio de nutrientes e que contém os espermatozoides liberados durante a ejaculação.

O câncer de próstata

Se não tratada a tempo, essa doença pode espalhar-se para outros órgãos, levando à morte. Conheça os sintomas:

  • Dificuldade de urinar;
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia e a noite;
  • Dor óssea;
  • Infecções frequentes;
  • Insuficiência renal.

Tem que fazer o exame

Embora seja um assunto que muitos homens preferem deixar de lado, o exame de toque deveria ser encarado como natural. E é obrigatório a partir dos 50 anos. Isso porque o câncer de próstata é silencioso. Os sintomas podem levar até dez anos para aparecer. O procedimento é rápido e eficaz para detectar precocemente qualquer anormalidade e iniciar o tratamento o mais rápido possível.

Indicação no sangue

Embora não substitua o exame de toque, o PSA - dosagem do antígeno prostático específico - pode ser um coadjuvante no diagnóstico do câncer de próstata. É um exame de sangue que mede a quantidade desse antígeno, que se eleva nos casos de câncer.

Tamanho G

Não tão grave como o câncer, mas que merece o mesmo cuidado e atenção, é a hiperplasia benigna. Trata-se do aumento da próstata, que passa dos 15g normais para até 120g. O mal atinge entre 80% e 90% dos homens com mais de 50 anos. O tratamento é feito com remédios, cirurgia ou laser.

E os jovens?

Eles também sofrem de problemas na próstata. A prostatite é uma infecção na glândula provocada por bactérias do intestino. Causa desconforto, dor e dificuldade para urinar. Embora não apresente complicações, precisa ser tratada com antibióticos.

 

Fonte: M de Mulher

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais