Cidadeverde.com

Mundial de vôlei: Polônia vence final e evita tetra histórico do Brasil

Imprimir

O Brasil ficou a um jogo de conquistar o tetracampeonato mundial de vôlei masculino. Neste domingo, a Seleção comandada pelo técnico Bernardinho não resistiu à pressão de atuar na Spodek Arena, na cidade de Katowice, e caiu na decisão contra a anfitriã Polônia por 3 sets a 1, parciais de 18/25, 25/22, 25/23 e 25/22, na Spodek Arena, na cidade de Katowice.

Com o resultado, o Brasil perde a chance de ser o primeiro a faturar quatro vezes seguidas o Mundial. Anteriormente, a Itália havia obtido o tricampeonato em 1990, 1994 e 1998. Já a antiga União Soviética tem três bicampeonatos (em 1949-52, 1960-62 e 1978-82). É o quinto pódio dos sul-americanos no torneio – contabilizavam também o vice em 1982, além das medalhas de ouro em 2002, 2006 e 2010.

Apesar da derrota neste domingo, o Brasil carrega intenso brilho desde 2001 sob o comando do técnico Bernardinho. Neste período, além de três Mundiais, o País ganhou o título olímpico de 2004 (além de duas medalhas de prata), oito vezes a Liga Mundial, duas a Copa do Mundo, três a Copa dos Campeões, duas o Pan-americano e sete o Sul-americano.

No entanto, os brasileiros falharam na missão de vingar a única derrota na competição antes da final. Na terceira fase, a equipe de Bernardinho já havia perdido para a Polônia por 3 sets a 2, em um confronto recheado de provocações.

Extremamente concentrada, a Seleção Brasileira iniciou a decisão do Mundial em ritmo acelerado, diante de um rival apreensivo. Rapidamente, a equipe do técnico Bernardinho tomou o comando das ações e abriu uma boa vantagem por 9 a 4. Com o apoio da torcida, os poloneses conseguiram uma breve reação, mas não ameaçaram a primeira parcial, vencida por 25 a 18 pelo time verde-amarelo.

No segundo set, o panorama em quadra foi diferente. A Polônia melhorou vários fundamentos, como o bloqueio, e comandou o placar com uma vantagem apertada. No fim da parcial, o Brasil chegou a igualar o placar, mas o rival europeu foi melhor no momento decisivo e marcou 25 a 22. Mesmo com o intervalo, a Polônia quis aproveitar o bom momento e a pressão da torcida.

No começo do terceiro set, os donos da casa dominaram a pontuação, com o adversário seguindo de perto. Mais uma vez, o Brasil vacilou na hora da decisão. Em um erro de Lucarelli, os europeus fecharam em 25 a 23.

No quarto set, o Brasil teve total chance de igualar a partida. Chegou a liderar, no momento decisivo, por 20 a 17. Mas a Polônia obteve uma virada espetacular e, apoiado pela torcida, definiu a vitória por 25 a 22.


Fonte: Gazeta Press

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais