Cidadeverde.com

Conheça bons motivos para consumir hibiscus

Hibiscus sabdariffa L. é um gênero botânico, com cerca de 300 espécies, inserido na família das Malvaceae, com flores e folhas exuberantes. O cultivo, tanto ornamental como econômico, está disseminado nas regiões subtropicais e tropicais, cuidando para não sofrerem com geadas e temperaturas baixas constantes. Hibiscus significa Ísis (deusa egípcia), em grego.

Fitoquímicos do Hibiscus

Quando se refere a plantas, a relação de constituintes são os fitoquímicos ou princípios ativos e não nutrientes, pois esses são mais qualitativos e em pequena quantidade. Os fitoquímicos são: ácidos orgânicos; ácido tartárico; mucilagem; ácido cítrico; ácido málico e muitos flavonoides, como as antocianinas.

Nutrientes: vitamina C; potássio; carotenos; cálcio e ferro.

Como consumir

A forma para preparo é infusão. Coloque 2 colheres de chá da planta seca em 200ml de água quente. Deixe entre 5 a 10 minutos, sempre coberto com um pires para não perder os princípios ativos voláteis. Coe e beba quente ou frio. Deixe na geladeira por, no máximo, 6 horas. Sempre tome logo depois do preparo, o efeito é melhor.

Não use recipientes de plástico, só de vidro ou porcelana.

O sabor do chá

O chá de hibisco não é amargo. Tem sabor suave e azedinho.

Recomendação Ideal

O ideal é entre 3 a 5 xícaras por dia, ou seja, até 1 litro, principalmente nos primeiros 30 dias de uso.

Chá de Hibiscus e o emagrecimento

Especialmente a alta concentração de  antocianina – pigmento da  família dos flavonóides, que tem ação antioxidante e anti-inflamatória. Tem um efeito diurético para eliminação de toxinas. As toxinas são substâncias inimigas que dificultam o emagrecimento.

Enzimas e mucilagens presentes na planta agem no estômago, facilitam a digestão; no intestino, impedem parte da absorção da gordura dos alimentos como também contribuem na ação levemente laxative do hibisco. O hibisco tem vitamina C, que diminui a pressão na parede dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação.

Chá de Hibiscus e a prevenção de doenças

Os extratos de Hibiscus têm demonstrado reduzir a taxa plasmática dos lipídeos, colesterol e triglicerídeos pelo sinergismo com os fitosteróis, estimulando os sistemas enzimáticos do fígado e, por outro lado, obtendo uma maior eliminação de gordura ao nível intestinal. As antocianidinas proporcionam um efeito vasodilatador, angioprotetor e também com ação antioxidante e antiinflamatória.

Hibiscus e a saúde da mulher

Indiretamente está ligado com a eliminação de toxinas, gordura e melhora do funcionamento intestinal. Há uma absorção mais otimizada de nutrientes da alimentação deixando a pele, os cabelos e as unhas mais fortes e bonitos.

 

Fonte: Universo Jatobá

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais