Cidadeverde.com

Você sabe o que é disfunção de ATM? Saiba mais

Imprimir

De repente, você começa a sentir uma dor intensa, que pode se irradiar pela cabeça. A dor pode até te enganar: será que é dor de cabeça, de dente ou de ouvido? Você normalmente vai procurar um otorrinolaringologista ou um dentista, que irão diagnosticar a tal da Disfunção da Articulação Temporomandibular, mais conhecida como Disfunção de ATM. O aconselhável é procurar um especialista buço-maxilo-facial.

A doença é crônica e trata-se de uma disfunção, portanto, um funcionamento inapropriado da articulação temporomandibular. Essa articulação é responsável pelos movimentos da mandíbula durante a fala, deglutição e mastigação. A disfunção temporomandibular atinge com mais frequência mulheres de 20 a 50 anos.

Entre os sintomas mais comuns estão dores de ouvido, zumbidos, e a sensação de ouvido tapado, típica de quando descemos a serra. Além disso, você pode sentir dores ao abrir a boca, mastigar ou falar. A articulação também pode fazer estalos.

O médico vai identificar o grau da doença e recomendar o tratamento adequado. Em casos mais comuns, é indicada uma placa dentária para usar na parte da noite. O uso da placa é importante para proteger os dentes dos rangidos noturnos. Ela deve ser feita sob encomenda, de acordo com a arcada dentária de casa pessoa.

Se houver muita dor, a indicação é fazer calor local, com bolsa de água quente e usar analgésicos, prescritos pelo especialista. Casos mais graves requerem intervenções cirúrgicas.

A disfunção da ATM está relacionada a hábitos como apertar os dentes ou o bruxismo. Roer unhas, morder objetos como canetas e mascar chicletes também são fatores que podem favorecer o desenvolvimento da doença. Além disso, estresse e a ansiedade contribuem para o seu aparecimento.

Fonte: Universo Jatobá

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais