Cidadeverde.com

Transição de governos inicia e controlador não descarta demissões

O controlador geral do Estado, Darcy Siqueira, confirmou que hoje (16) ocorreu a primeira reunião das equipes do governo Zé Filho (PMDB) e do governo Wellington Dias (PT), iniciando o processo de transição. Darcy afirmou ainda que o governador Zé Filho determinou que seja feito um levantamento e corte linear de 30% nos gastos. A preocupação é não deixar para o próximo governo gastos sem cobertura financeira.

Wilson Filho/Cidadeverde.com

Todas as secretarias serão auditadas. O governador Zé Filho ordenou que sejam cortados os gastos principalmente com aluguel de carros, servidores terceirizados e combustíveis. Porém, serão observados também as compras de passagens aéreas, pagamentos de diárias e contratos de telefonia.

Darcy Siqueira afirmou que há gastos que "não são contabilizados no sistema" e esses valores serão rastreados. "Algumas secretarias que têm os gastos enxutos, não tem como cortar. O papel da Controladoria é indicar onde é que pode cortar sem parar os serviços essenciais", explicou.

O controlador declarou que até o momento não há qualquer determinação de demissão de servidores terceirizados. Porém, a possibilidade pode vir a ser considerada, conforme seja constatada a necessidade.

"Por enquanto não há determinação de demissões. Mas, como o Estado está com 50,04% do limite da LRF, o governador vai tomar essa decisão. Exceto saúde e segurança, não há renovação de contrantos. Mas, pode avançar em outras áreas. Há também a expectativa de que a receita possa aumentar. A receita própria teve aumento de 11%. Em compensação, as transferências voluntárias tiveram uma redução. Esse mês a receita própria foi maior que o Fundo de Participação. Não foi suficiente. Os gastos com pessoal ficaram no parâmentro de 49% da receita corrente líquida", afirmou.

Transição

Na manhã de hoje houve a primeira reunião entre a equipe do governo e a equipe de transição montada pelo governador eleito Wellington Dias. Segundo Darcy, foram solicitadas informações.

Leilane Nunes
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais