Cidadeverde.com

Sem troco: escassez de moeda em circulação afeta comércios de Manaus

Imprimir

Comerciantes de Manaus enfretam dificuldade de passar trocos a clientes por conta da falta de moedas em circulação no mercado local. De acordo com o presidente da Câmara de Lojistas de Manaus, Ralph Assayag, a situação piorou há cerca de um mês.  A CDLM informou que solicitou ao Banco Central do Brasil o envio de R$ 10 milhões em moedas para a capital amazonense.

Conforme Assayag explicou, a falta de moedas é um problema corriqueiro no comércio da cidade, porém há cerca de um mês as reclamações dos comerciantes aumentaram significativamente. "Essa falta de moeda sempre acontece, mas agora nem os lugares que costumavam fazer a troca estão nos ajudando. Algumas lojas estão comprando moedas de empresas de bebida ou varejo para seus comércios", disse.

O presidente afirmou que a entidade enviou, na última quarta-feira (15), um documento ao Banco Central solicitando o envio de moedas para Manaus. Assayag informou que a resposta para o pedido deve ser enviada até o final do mês.

"O custo operacional para o envio das moedas é alto. Um avião precisa ser fretado para trazer o dinheiro, o peso precisa ser calculado para saber se o avião tem capacidade para trazer. Depois de chegar na cidade, precisa do transporte para levar ao Banco do Brasil, pessoal para fazer a contagem, distribuir para as agências bancárias e, assim, o comerciantes conseguem fazer a troca", explicou Assayag.

Campanha

Norio Kubo, gerente-geral de uma padaria na Zona Centro-Oeste de Manaus, disse que a empresa passa por dificuldades de passar troco. Segundo ele, há cerca de seis meses a escassez de moedas ficou maior e alguns clientes reclamam e ficam insatisfeitos por não terem troco.

O gerente-geral da panificadora, afirmou que por conta do serviço de Buffet, os valores constumam ser fracionados e, consequentemente, o estabelecimento precisa de moedas para repassar aos clientes. "Temos uma plaquinha pedindo ao cliente que facilite o troco devido à falta de moeda no mercado, mas muitas vezes eles também não têm. A solução é dar desconto arredondando o valor e ou fazer aquele pedido chato de dar o troco com bombons", disse o funcionário.

A Câmara Municipal de Manaus (CMM) informou que deverá realizar uma campanha de conscientização para incentivar a população a utilizar moedas dos cofres e trocá-las pelas cédulas de papel. A ação deve ser realizada com apoio da Comissão de Defesa do Consumidor (Comdec) e Associação Comercial do Amazonas (ACA).

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais