Cidadeverde.com

Nouga Cardoso, reitor da Uespi, receberá título de cidadão teresinense

O reitor da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Nouga Cardoso Batista, será o mais novo cidadão teresinense, emérito por outorga de título da Câmara Municipal de Teresina. A homenagem é uma iniciativa do vereador Carlos Filho (PTB) pelos relevantes serviços sociais prestados a população.

Nouga Cardoso é natural do município de Monsenhor Gil, um dos dez filhos de uma família de agricultores. Aos 13 anos de idade, como tantos outros brasileiros do seu tempo, saiu da zona rural para cursar o ginásio em uma escola comunitária da cidade. Após concluir o ginásio, veio para Teresina, onde foi morar na Casa do Estudante - residência mantida pelo Pcoder Público para estudantes carentes - cursando o ensino médio no tradicional colégio Liceu Piauiense. Em seguida, prestou vestibular para o curso de Licenciatura Plena em Química na Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Aplicado nos estudos, logo se destacou entre os colegas de turma sendo convidado a ministrar aulas em colégios particulares de Teresina. Ao finalizar o curso deu inicio ao mestrado na Universidade de São Paulo (USP), sendo aprovado em primeiro lugar. Ingressou no curso de Doutorado na mesma Universidade, aos 29 anos de idade.

Atualmente, Nouga é reitor da Uespi, sendo líder de uma Administração Superior que pretende consolidar a Universidade como uma Instituição Superior de Ensino, buscando elevar o alcance do Programa Universidade Aberta em convênios com o Estado, Prefeituras e Governo Federal, visando melhorar a formação de futuros professores em parcerias com estas instituições, e contribuindo com a permanência e formação de qualidade superior.

Para o vereador Carlos Filho, a entrega do título é uma homenagem a quem vem contribuindo para o desenvolvimento da capital, tornando Teresina referência no ensino e, principalmente, na formação de professores. "Ele busca uma melhor formação para professores e consequentemente para nossos alunos. Isso faz com que a Uespi seja motivo de orgulho e um exemplo para o Piauí e o Brasil", completou.

 


Da Redação
[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais