Cidadeverde.com

Saber a temática da redação pode não favorecer candidato, diz professor

Imprimir

Em entrevista ao Jornal do Piauí, nesta quinta-feira (13), o professor de redação João Andrade falou sobre a denúncia feita pelo estudante Jomásio Santos Barros Filho, 17 anos, a Polícia Federal (PF) a respeito de um suposto vazamento da temática da prova de redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado no último domingo (9). Segundo ele, saber a temática da redação pode não favorecer no desempenho do candidato, pois a prova tem recursos de avaliação que vão além do tema.

"A temática não tem sido tão determinante, já que a prova tem um amparo para que o candidato seja avaliado independente do tema. Como existe a suspeita, é preciso que seja investigado e se houve fraude tem que existir uma nova prova sim", afirmou o professor.

Em nota, a PF e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais(Inep) informaram que a denúncia já está sendo investigada. Caso a fraude seja comprovada, o professor João Andrade afirma que a prova terá que ser anulada e os candidatos devem repetir a prova. 

Para o chefe de departamento de ensino superior da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Robson Alves, apesar do Ministério da Educação adotar todas as medidas de segurança possíveis, o exame pode ser vítima de fraude devido a grandeza do processo.

"Mesmo com todo critério e cuidado é impossível garantir que não aja fraudes", informou.

Robson Alves informou ainda que caso a prova tenha que ser feita novamente será um prejuízo para todos. "O governo terá um prejuízo financeiro ao realizar uma nova prova e os candidatos já vão fazer a prova com um abalo psicológico e desconfiando do processo", ressaltou.

Lucas Marreiros (Especial para a Cidadeverde.com)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais