Cidadeverde.com

Número de doadores regulares cai pela metade, Hemopi faz campanha

Imprimir

O número de doadores de sangue regulares caiu pela metade, segundo dados do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), que está necessitando de todos os tipos de sangue para formar estoque e atender os hospitais no dia a dia.  

 

 

Hortência Rocha, supervisora de coleta externa, explica que eventos como a Copa do Mundo contribuíram para a queda nas doações. “No período de junho teve a Copa, depois vieram as férias, e no mês de setembro se intensificaram as eleições, foi uma sequência de acontecimentos que acabaram mudando o foco da população de quem nós dependemos diretamente”, avalia. 

Segundo dados do Hemopi, em 2012, cerca de 1% da população piauiense faziam doações regulares. Atualmente o número não passa de 0,5%. O que preocupa, sobretudo por conta do período do final do ano. “Nessa época há naturalmente uma queda das doações e o aumento na demanda transfusional”, acrescenta Rocha. 

Nesta quarta-feira (19), alunos, professores e servidores do Liceu Piauiense foram até o Hemopi para doar sangue. O Centro tem capacidade para atender diariamente, com tranquilidade cerca de 200 doadores em Teresina, por isso, orienta que a população procure doar em dias regulares, não apenas na época de campanha, a fim de manter o estoque em seu patamar normal.  

Na próxima semana, será celebrado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, por isso o Hemopi prepara uma programação especial tanto em Teresina quanto nas unidades de Parnaíba, Floriano e Teresina. 


PROGRAMAÇÃO
DIA NACIONAL DO DOADOR VOLUNTÁRIO DE SANGUE -  25 DE NOVEMBRO

Dia 24 de Novembro (Segunda-feira)
• Abertura Banda 16 de Agosto a partir das 8h
Serviço de Beleza – New Way

Dia 25 de Novembro (Terça-Feira)
• Apresentação dos Repentistas a partir das 9h
• Degustação dos produtos Nutrydiet
Serviço de Beleza – New Way

Dia 26 de Novembro (Quarta-Feira)
• Apresentação cantor Jorjão a partir das 9h.
Serviço de Beleza – New Way

Dia 27 de Novembro (Quinta-Feira)
• Apresentação do Coral a partir das 9h
Serviço de Beleza – Racco

Dia 28 de Novembro (Sexta-Feira)
• Serviço de beleza aos doadores– Racco

Dia 29 de Novembro (Sábado)
• Serviço de beleza aos doadores – Racco

 

 

Carlos Lustosa Filho
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais