Cidadeverde.com

Microdestilaria familiar é inaugurada em Palmeira do Piauí

 

Será realizada na manhã desta sexta-feira (21) a solenidade de inauguração da primeira microdestilaria de etanol do Piauí a ser administrada por agricultores familiares. Instalado em Palmeira do Piauí, o empreendimento envolve 22 famílias e visa à avaliação da viabilidade de se produzir álcool combustível (etanol) no contexto da agricultura familiar.

A microdestilaria tem capacidade para produzir, a cada oito horas de trabalho, 300 litros de etanol, que será produzido a partir do material descartado na destilação da cachaça, conhecido como caxixi. Por essa razão, foi escolhida a Cooperativa de Produtores de Cana-de-Açúcar de Palmeira do Piauí, que já trabalha com a fabricação de cachaça há mais de 100 anos.

De acordo com o deputado federal Jesus Rodrigues, idealizador do projeto, a ideia é viável, tanto do ponto de vista técnico quanto ambiental, mas ainda é preciso mudar a legislação para permitir a comercialização de biocombustíveis pelo pequeno produtor direto ao consumidor. “Essa unidade é um primeiro passo, que servirá de exemplo para mostrar as vantagens de aliar agricultura familiar com a democratização dos meios de produção de etanol”, frisa.

“Muito da nossa produção era jogado fora. Agora nós vamos produzir o álcool necessário para abastecer os veículos em que transportamos nossos produtos. Essa independência é muito importante para nós que somos pequenos. Essa foi a melhor coisa que já aconteceu à nossa comunidade nos últimos vinte anos. O progresso está aqui”, comemora o cooperado Paulo Pinheiro de Oliveira.

O financiamento do Banco do Nordeste, de R$ 161 mil, foi feito através do Escritório Técnico de Estudos Econômicos do Nordeste, com recursos não reembolsáveis do Fundo de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNDECI). Esse valor foi utilizado na construção de um galpão e na aquisição de equipamentos (pré-destilador em aço inox, caldeira para trabalhar com bagaço de cana/lenha, conjunto moto-forrageira para trituração das raízes, dorna de fermentação, coluna de destilação do álcool, caixa em aço inoxidável para coletar álcool e tanque de armazenamento).

O projeto piloto foi denominado Unidade Alberto Tavares Silva em homenagem ao ex-governador do Piauí, um dos maiores entusiastas da produção de biocombustíveis. A ideia foi abraçada pelo deputado Jesus Rodrigues ainda em 2011 e desde então o parlamentar tem levado a proposta a diversas autoridades em busca de apoio.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais