Cidadeverde.com

Academia Piauiense de Literatura de Cordel tem 5 mulheres

Imprimir

Entre as 35 cadeiras da Academia Piauiense de Literatura de Cordel (APLC), cinco são ocupadas por mulheres. Elas, assim como os demais acadêmicos, foram empossadas na noite dessa sexta-feira (5), durante a solenidade de instalação da APLC, na sede do projeto “Música para Todos”, em Teresina. Após apresentação musical com alunos do projeto, o presidente da Academia, Gonçalo Ferreira, abriu o evento, com a nomeação do poeta Pedro Costa como presidente da entidade. “Esse é um momento histórico para o Piauí e é o resultado da obstinação dos poetas”, disse.

Pedro Costa agradeceu aos presentes e destacou a importância do poeta Pedro Mendes, presidente da Casa do Cantador e idealizador da Festa dos Violeiros, que começou a difundir o cordel no Piauí em 1962. “Comecei como violeiro há 30 anos e depois passei para o cordel. É um trio perfeito: música, cordel e xilogravura. Estamos muito felizes por essa conquista”, disse o presidente da APLC.

Entre os presentes estava o secretário municipal de Cultura, Lázaro do Piauí, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Piauí (TRE), desembargador Edvaldo Moura, e Dora Medeiros, do Conselho de Cultura. Após a abertura, houve a entrega dos mantos – uma espécie de capa – e um diploma a cada um dos empossados. A professora Josefina Ferreira, cujo mestrado foi voltado à literatura de cordel, passa a ocupar a cadeira número 4 da Academia, tendo como patrono o poeta Hermínio Castelo Branco.

Natural de São João do Piauí, Josefina quer levar sua formação adiante e investir no doutorado, sem perder o foco na literatura de cordel, uma paixão adquirida na infância, quando via sua mãe ler os folhetos para a vizinhança. “Minha casa era uma sala de aula. Foi aí que começou minha paixão pelo cordel. Logo que aprendi a ler passei a fazer o mesmo que minha mãe”, conta. É com essa linguagem mais acessível e ritmada que a pedagoga quer se aproximar do universo infantil.

“Muitos projetos podem ser desenvolvidos a partir do cordel e voltados ao público infantil. A Academia veio para integrar os poetas e para ser um espaço onde a população vai poder conhecer mais esse gênero literário”, pontua. Josefina possui cinco folhetos publicados, dentre eles “A história da escrita: das paredes, das cavernas às telas do computador”. Além disso suas obras integram a Antologia Transcultural de Poesia Feminina, com trabalhos de 13 poetisas.

A APLC vai funcionar na mesma sede da Fundação Nordestina de Cordel (Funcor), no bairro Parque Itararé, em Teresina.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais