Cidadeverde.com

Comercialização de frutas na Ceapi cresce 20% no final do ano

No mês de dezembro há um aumento expressivo na venda de frutas na Central de Abastecimento do Piauí (Ceapi). Com um aumento na oferta de, aproximadamente, 20% em dezembro: sai de 15 mil toneladas, em média, de janeiro a novembro, para 18 mil no último mês do ano. 

Itens como morango, abacaxi, ameixa, figo, manga, melancia, melão, caqui, kiwi, nectarina, pêssego, uva e amora são algumas das preferidas no período.

Segundo o diretor presidente da Ceapi, João Félix de Andrade, essa é uma expectativa positiva para um país que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Frutas (Ibraf), é o terceiro em produção de frutas totalizando um volume de 46,4 milhões toneladas por ano. 

De acordo com João Félix, as confraternizações, festas de Natal e Ano Novo explicam o aumento na procura. "São variedade tradicionais de fim de ano e indispensáveis nas ceias dos piauiense", explica.  

O diretor presidente garante que 2014 será melhor que o ano anterior em termos de movimentação. “Esta é a nossa expectativa. Esperamos que o movimento deste ano cresça ainda mais. Afinal de contas, o período natalino e o da semana santa são os que os vendedores mais comercializam produtos aqui! Em dezembro de 2013 o mercado da  Ceapi comercializou cerca de 32.318 toneladas de hortifrutis", informa João Félix.

De acordo com o gerente de Mercado da Ceapi, Tarcísio de Melo Freire, a movimentação do mercado já cresceu bastante e deve aumentar ainda mais na semana do Natal. “As pessoas procuram a Ceapi por conta da grande variedade de produtos: são encontrados no nosso mercado desde os mais caros até aqueles bons e acessíveis a todo consumidor. Os produtos que chegam aos boxes da Central de Abastecimento vêm direto do produtor e são bem acondicionados, por isso estão sempre em condições de consumo por um tempo maior”, ressalta o gerente. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais