Cidadeverde.com

Prazo para atualizar cadastro do Bolsa Família termina sexta na capital

Imprimir

Encerra nessa sexta-feira (12), o prazo para a atualização de cadastro das famílias beneficiadas pelo Programa Bolsa Família. Os beneficiários devem se dirigir até a referida data ao Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) mais próximo de sua residência, levando todos os documentos necessários (ver relação abaixo). O procedimento está sendo realizado a partir das 8h em todos os CRAS de Teresina.

Deverão realizar o procedimento as famílias incluídas na Revisão Cadastral de 2014 que em 31 de dezembro de 2013 completaram dois anos desde a última atualização de suas informações no Cadastro único para Programas Sociais do Governo Federal. O objetivo é verificar se as famílias beneficiárias ainda atendem ás regras do Programa, garantindo que as informações cadastrais estejam sempre de acordo com sua realidade.

“Todos os anos o governo convoca essas famílias que estão há dois anos sem atualizar o cadastro e solicitam que compareçam durante todo o ano de 2014 para esse procedimento ser efetivado, caso elas não o façam, o benefício será bloqueado no mês de janeiro, então é importante que elas venham, pois depois de bloqueado fica mais complexo o processo de desbloqueio, que só poderá ser feito através do governo federal”, explica a Gerente de Programas de Renda Mínima e Benefícios da SEMTCAS, Luiza de Marilac.

Os comandos de bloqueios serão divididos em duas fases, definidas pela última data de atualização cadastral. Janeiro de 2015 o 1° lote de bloqueio, comandado para os benefícios das famílias cuja última atualização ocorreu até 30 de junho de 2011, e fevereiro de 2015 o 2° lote destinado às famílias que atualizaram o cadastro pela última vez entre 1° de julho de 2011 e 31 de dezembro de 2011.

Em Teresina mais de três mil famílias ainda estão com cadastros desatualizados, a Gerente afirma os esforços que tem sido feito para reverter a situação, “em junho foi lançado uma lista com mais de oito mil famílias em situação de irregularidade, ou com informações desatualizadas, já conseguimos atualizar mais de cinco mil, temos feito o possível para esclarecê-la da importância desse procedimento, com o Bolsa Família bloqueado a família também fica impossibilitada de ter outros benefícios como o Minha Casa Minha Vida, isenção de taxas de concursos, entre outros”, completa.

Documentos Necessários
Documentação Original de todos que moram no domicílio
Adultos a partir de 18 anos
Carteira de Identidade, CPF, Título de Eleitor, Carteira de Trabalho, Certidão de Casamento ou Divórcio, Certidão de Nascimento, Declaração da Escola e Comprovante de Endereço com CEP.
Crianças de 0 a 6 anos
Certidão de Nascimento e nome do Posto de Saúde em que é acompanhado
Crianças e Adolescentes de 06 a 17 anos
Certidão de Nascimento e Declaração da Escola com n° do INEP.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais