Cidadeverde.com

Assis diz que PI está quebrado e acusa Zé Filho: "Não está sendo honesto"

Imprimir

O deputado federal Assis Carvalho (PT) declarou que o Estado está quebrado e que o atual governador, Zé Filho (PMDB), não está sendo honesto ao afirmar que o governo federal não disponibiliza recursos para o Piauí. 

Segundo Assis, a falta de transferências do governo federal se dá pela inadimplência do Estado, que atualmente ultrapassa a Lei de Responsabilidade Fiscal. O parlamentar acrescentou que o Piauí tem cerca de R$ 1,3 bilhão em recursos garantidos, que não podem ser transferidos porque o Estado no Cauc (Cadastro Único de Convênios). 

"Os governadores que sucederam Wellington Dias (PT) quebraram o Estado. Foi uma série de fatores. Hoje a LRF está acima de 50%. O Estado está inadimplente, sem poder receber transferências voluntárias do governo federal, está no Cauc. Isso desemprega pessoas, as obras estão todas paradas. O governador Zé Filho não está sendo honesto com o povo. É só entrar no Portal da Transparência para ver que o Piauí está inadimplente em 11 itens. É lei. Só recebe recurso do governo federal se estiver regular", explicou o deputado.

Assis Carvalho considerou que o próximo governador terá um grande desafio pela frente, já que os débitos do Estado contabilizados em uma primeira avaliação somam mais de R$ 3 bilhões. "Quando Wellington saiu do governo, deixou a LRF em 43%, mas os outros governadores desorganizaram o Estado. Existe hoje um forte risco de sofrimento das empresas que trabalharam para o Estado e ainda não tem recursos empenhados. O novo governador não vai poder fazer isso em janeiro", pontuou.

Para o parlamentar, a necessidade de retirar o Piauí da lista de inadimplentes é urgente e, para isso, será necessário reduzir as nomeações. "Temos problemas graves, por exemplo, na Segurança. Temos que contratar, mas não temos recursos. Então, tem que ter um tempo para reorganizar a casa", avaliou.

Jordana Cury
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais