Cidadeverde.com

Algumas ideias para controlar a compulsão por doces

Imprimir

Um pecado por dia não vai arruinar o seu plano de manter a fita métrica estável. Ao contrário, comer uma porção diária (é só acertar na medida e nas escolhas!) evita que o desejo pelo açúcar vire compulsão – aquela vontade incontrolável que faz a gente devorar a caixa inteira de bombom em segundos. Para esse terror não atormentar a sua dieta, é só apostar nas dicas a seguir:

1. Escolha a sobremesa ideal

Prefira os doces com castanhas ou frutas. "As fibras e gorduras boas diminuem a velocidade da absorção do açúcar. Daí a glicose é liberada no sangue aos poucos, controlando o desejo e evitando ataques", explica Roseli Rossi, da Clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

2. Prefira os doces feitos em casa

Ao preparar alguma sobremesa, dá para trocar a margarina, o leite e o açúcar pelas versões magras, o que reduz bem as calorias. "Uma boa pedida para os momentos de muito desejo é o Power Pak Pudding, da MHP. O suplemento é rico em proteína, pobre em carboidrato e não tem gorduras", revela a nutricionista Vanessa Leite, de Porto Alegre. Outra saída para os momentos de emergência é bater a gelatina já pronta com um iogurte light. Mata a vontade louca pelo açúcar e não coloca a dieta a perder.

3. Aposte nos sabores fortes

Bateu vontade de chocolate? Vá de meio amargo. Eles têm propriedades antioxidantes e não contém açúcar que estimula a vontade de comer mais. Além disso, o sabor mais acentuado deixa você satisfeita com uma porção menor. O azedinho da musse ou da torta de limão dão essa mesma sensação.

4. Acerte na hora

Depois do almoço, como sobremesa, o doce engorda menos. As fibras presentes na refeição reduzem a absorção do açúcar. Até uma hora antes do exercício também é uma boa - as calorias serão usadas na aula.

5. Divida a sobremesa

Deixe para experimentar aquela tentação quando sair para comer com os amigos e reparta a tentação com a turma. "Dividir o doce em duas, três ou até quatro partes ajuda todo mundo a ficar em forma", ensina a nutricionista Cynthia Antonnaccio, de São Paulo.

6. Congele os doces

Quando preparar ou comprar torta, bolo, croissant ou até mesmo quando abrir uma barra de chocolate coma um pedaço e congele o restante. Longe da sua vista, fica mais fácil controlar os ataques.

7. Cheire o chocolate

Pode acreditar, funciona. "Boa parte do que pensamos que é o gosto de um alimento na verdade é o cheiro", diz a nutricionista Bianca Araújo de Oliveira, de Curitiba. "O olfato é mais eficiente que o paladar para ativar os receptores do cérebro que respondem pelas emoções - como o bem-estar conferido pelo açúcar." É como se enganassem o cérebro, fazendo-o achar que o doce já foi ingerido e inibindo a vontade de comer mais.

8. Masque chiclete

Sem açúcar, claro. "Use um chiclete de sabor hortelã e deixe o gosto refrescante contagiar", ensina a nutricionista Cynthia Antonnaccio, de São Paulo. O ato de se distrair com uma goma na boca estimula a serotonina, reduzindo a fome e deixando você menos ansioso.

9. Use os florais

Se todas as sugestões acima ainda não forem suficientes, você pode recorra a aromaterapia. O Roll-on Diet Aid, da Tisserand, promete proporcionar saciedade por mais tempo. "O produto possui aroma tão doce e exótico como o do chocolate, ajuda a combater a perda de motivação e confiança e suaviza o desconforto digestivo", explica Maria Aparecida das Neves, do Grupo Essence.

 

Fonte: M de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais