Cidadeverde.com

Teresina reduz em 70% índices de mortalidade materna, diz FMS

Imprimir

Os índices de mortalidade materna do município de Teresina reduziu em 70% nos últimos três anos. De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde/Sistema de Mortalidade, em 2012, a taxa era de 94,11%, tendo sido reduzida para 37,43 em 2013 e para 25,14 em 2014. A pesquisa são por 100.000 nascidos vivos.  

As ações implementadas pela Prefeitura de Teresina, por meio do Programa Rede Cegonha, estão contribuindo na redução tanto da mortalidade materna, quanto na infantil, que também é expressiva, tendo sido de 16,21% em 2012, caiu para 14,59% no ano de 2013 e em 2014 continuou em queda. Os registros são por 1.000 nascidos vivos . Atualmente,  59,20% dos partos das maternidades da Prefeitura de Teresina são normais e 40,80% são cesáreos. 

O secretário municipal de Saúde, Aderivaldo Andrade, diz que esses  índices apontam o esforço conjunto dos órgãos municipais da saúde para melhorar o atendimento à população. “A nossa meta é que as pessoas sejam atendidas e que vidas sejam salvas. Os indicadores apontam que as medidas implementadas desde o ano passado são eficientes”, ressalta. 

Para melhorar o atendimento nas maternidades da Prefeitura de Teresina foram acrescentados mais profissionais nas escalas médicas com dois obstetras, anestesistas, pediatras e neonatologistas. Também foi garantida a realização do pré-natal, exames e vaga para as gestantes na realização do parto. O atendimento para os bebês teve melhorias visando o diagnóstico precoce de possíveis doenças com a realização do teste do pezinho em 100% dos bebês, testes da orelhinha e do coraçãozinho. 

Além dessas ações, a presidente da Fundação Hospitalar de Teresina, Fátima Garcêz, atribui os resultados positivos à articulação entre as secretarias municipal e estadual de Saúde, entre as maternidades e o apoio dos técnicos do Ministério da Saúde. “São profissionais que planejam, monitoram e avaliam as ações mensalmente nas reuniões do Grupo Condutor Municipal e no Fórum Estadual da Rede Cegonha”, reconhece.

Organização das atividades 

A assistência à gestante e ao recém-nascido em Teresina vem sendo desenvolvida com base nas diretrizes e objetivos do Programa Rede Cegonha.
 
Compete à FMS a realização das ações de assistência no pré-natal, após o nascimento do bebê e a atenção integral à criança. A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) é responsável pelas ações de regulação de marcação de consultas e exames. A Fundação Hospitalar de Teresina - FHT realiza as ações de assistência ao parto e nascimento e do sistema logístico de acesso com garantia de transporte por meio do SAMU.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais