Cidadeverde.com

Robert não descarta candidatura do PDT à presidência da Alepi

Imprimir

O deputado estadual Robert Rios retornou ontem (06) ao Piauí, após viagem ao exterior, já botando lenha na fogueira em relação à eleição do novo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). O parlamentar não descarta o surgimento de um terceiro nome para disputar o cargo com os colegas Fábio Novo (PT) e Themístocles Filho (PMDB). O candidato seria do próprio PDT, neste caso, Flávio Nogueira Junior.

"Cheguei de viagem ontem e ainda vamos decidir sobre isso. O certo é que vamos votar junto ou lançar candidato que, nesse caso, seria o Flavinho. Sendo assim, provocaria um segundo turno", afirmou o deputado.

Crítico do governo no Legislativo, o parlamentar afirma que eleição da Mesa Diretora não tem nada haver com o Executivo e até elogia o deputado Fábio Novo. "Tanto o Fábio Novo como o Themístocles são bem conceituados. É um erro os analistas políticos acharem que se trata de uma eleição entre governo e oposição", afirma.

Para Robert Rios, tanto Fábio Novo terá votos na oposição, como Themístocles no governo. "O deputado Fábio Novo é bem conceituado que terá voto na oposição, assim como o deputado Themístocles no governo. Alguns deputados são tão unidos que essa questão de posicionamento é irrelevante. Entre nós do PDT, por exemplo, não há problema algum e vamos votar junto", ressalta, destacando que não conhece ninguém mais governo que Themístocles.

"Não conheço ninguém mais governo que o Themístocles. Foi presidente duas vezes quando o Wellington Dias foi governador e ele gostou muito. O Fábio Novo vai ter que ser presidente por muitos anos para ser governo igual ao Themístocles", analisa.

A única discordância do parlamentar é em relação a declarações de Fábio Novo sobre os cinco mandatos de Themístocles. "Não tem autoridade para isso. Wellington Dias está no terceiro mandato, vai para o quarto e ele não vai pedir para o governador sair", finaliza. 

Segundo Flávio Nogueira Junior, a previsão é que na sexta-feira (9) os dois parlamentares já tenham uma definição sobre como vão se posicionar na Casa. "Eu não tenho candidato ainda. O deputado Fábio Novo teve uma conversa comigo, mas eu preciso falar com o deputado Robert Rios. Combinamos que todo posicionamento do PDT seria em conjunto. É prego batido e ponta virada", afirma.

O parlamentar ressalta que, mesmo o PDT ocupando uma secretaria no governo Wellington Dias (PT), não está garantido apoio a Fábio Novo. "Assembleia é um poder diferente do Executivo. A gente tem o nosso poder e o governador o dele", declarou o pedetista.

O presidente estadual da sigla, Flávio Nogueira, mesmo afirmando que não está participando das discussões, confirmou o consenso no partido. "Eu acho que não está em jogo ser contra ou a favor de governo. Uma coisa é a eleição para a Mesa", disse.

A eleição da nova Mesa Diretora da Assembleia Legislativa do Piauí acontece no dia 2 de fevereiro.

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais