Cidadeverde.com

Estado parcela pagamento do ICMS de dezembro em duas vezes

Imprimir

As empresas, supermercados e lojas de todo o Piauí vão recolher em duas parcelas o ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) faturado em dezembro, conforme decisão anunciada nesta terça-feira (13) pela Secretaria Estadual da Fazenda. O parcelamento foi acordado durante reunião do secretário estadual da Fazenda, Rafael Fonteles, com dirigentes das entidades do comércio atacadista e varejista e dos supermercadistas.

 

O parcelamento foi solicitado pelos dirigentes das entidades e acatado pelo secretário. O presidente da APAD (Associação Piauiense de Atacadistas e Distribuidores), Emmanuel Pacheco Lopes, disse que o recolhimento do ICMS faturado pelas empresas em dezembro será feito nos dias 15 de janeiro e 19 de fevereiro. Segundo ele, a decisão vai aliviar o caixa das empresas porque há muitas vendas em dezembro, mas em geral são vendas parceladas em vários meses. 

“Dezembro é um mês de grandes vendas, por causa das festas de Natal e Ano Novo, mas em geral a grande maioria é parcelada em várias vezes no crediário ou no cartão. Deste modo, a decisão vai facilitar muito para os atacadistas, lojistas e varejistas em geral”, afirmou ele. 

Segundo Emmanuel Pacheco Lopes, o parcelamento em geral ocorre em dezembro, mas com a mudança de governo, não foi decidida no mês passado. “O governo anterior tentou, na verdade, antecipar o recolhimento do ICMS, medida que não teve muita adesão”, observou. 

Participaram da reunião com o secretário da Fazenda, além de Emmanuel Pacheco Lopes, os presidentes da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Evandro Cosme, do Sindicato dos Supermercadistas, Raul Lopes Filho, e do Sindicato dos Lojistas do Piauí (Sindilojas), Luiz Antonio Veloso. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: ICMS