Cidadeverde.com

Uespi promove curso para alunos junto a crianças com autismo

Imprimir

Com mais de 10 anos de experiência em trabalhos com crianças do espectro autista, a equipe formada pelos psicólogos Daniele Fonseca, Danilo de Sá e Kelves Sampaio agora capacitará professores matriculados no Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica, o PARFOR, da Universidade Estadual do Piauí - Uespi.  As primeiras aulas do curso terão início em março deste ano e seguirão até junho.

O Curso de Orientações Pedagógicas em ABA para Manejo com Alunos Autistas em Sala de Aula. O método ABA, em inglês Applied Behavior Analysis, consiste na análise do comportamento para a construção de técnicas de ensino que facilitem o aprendizado de crianças com autismo, seja ele leve ou mais severo.

“Vamos capacitar profissionais para que possam lidar melhor com crianças autistas que encontrarem em salas de aula, como adaptar tarefas, por exemplo. O índice de alunos com algum grau de autismo é muito alto”, comenta Daniele Fonseca.

Pesquisas realizadas pelo Hospital das Clínicas de São Paulo estimam que cerca de 90% das crianças com autismo, no Brasil, não são corretamente diagnosticadas. Isso dificulta o auxílio em seu processo de aprendizagem e desenvolvimento. Por isso a grande importância na capacitação de professores para reconhecer e auxiliar não apenas os alunos, mas a família destes também.

Inicialmente, o curso contemplará 100 professores do Programa nos municípios de Corrente e Parnaíba. “Para o segundo semestre de 2015 já prevemos uma expansão para outras cidades do estado, vamos divulgar assim que tudo estiver definido”, adiantou o coordenador do PARFOR/UESPI, Prof. Raimundo Dutra.

 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais